Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
5-dicas-para-a-redacao-do-enem

5 dicas para a redação do Enem 

Notícia | 29/05/2019

Gabriela Vasconcelos

O Exame Nacional do Ensino Médio - Enem é a porta de entrada para muitas instituições do nível superior. As edição de 2019 será realizada nos dias 3 e 10 de novembro. Além dos conhecimentos em disciplinas diversas, os participantes precisarão também desenvolver uma produção escrita.

Para se sobressair entre tantos candidatos, calculados em 5,5 milhões no ano de 2018, é preciso dedicação aos estudos. Uma boa tática é ter uma planejamento para elaborar o conteúdo. Por ser uma avaliação, é necessário demonstrar domínio gramatical, repertório argumentativo e coerência ao articular ideias.

Na visão de Marília Gasparovic, professora do Colégio Marista Cascavel, região de Curitiba (PR), é o momento no qual os alunos podem se destacar da maioria. “Ter informação é diferente de ter conhecimento. No momento da redação, diferenciais como senso crítico e repertório de mundo entram em cena”, analisa.

Assim, veja 5 dicas preciosas:

1. Planejar a composição em relação ao gênero textual: saber as características de cada um é fundamental.
2. Ser um bom leitor é a melhor forma de escrever bem: para argumentar é preciso ter noção de sociedade baseada em fontes confiáveis.
3. Surpreender e encantar o corretor: tente sair do senso comum e mostrar um olhar diferenciado.
4. Ter estilo próprio: hoje os vestibulares têm mais espaço para isso, sempre respeitando o gênero solicitado.
5. Deixar a obra respirar: comece pela redação e deixe-a na gaveta enquanto realiza as demais questões. Por fim, revise e passe a limpo, alterando o necessário.

“Tenho consciência sobre o valor desse conhecimento para o Enem e para o meu futuro no mercado de trabalho. Por isso, desde o ano passado comecei a ler mais, praticar e pesquisar sobre o tema para tirar aquelas dúvidas frequentes”, afirma a estudante Laura Costa, inscrita para a edição deste ano.

Aproveite para fazer o Teste Ortográfico On-line e medir seu domínio da língua portuguesa. Conte com o Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete