Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
jovens-deixam-as-redes-sociais

Jovens deixam as redes sociais 

Notícia | 28/05/2019

Cláudia Giannoni

Com todas as notícias e respostas ao alcance de um clique, a tecnologia começou a deixar de ser a solução para se tornar o empecilho na rotina dos jovens. De acordo com pesquisas realizadas pelas empresas Brandwatch, Campaign US, Fast Company, KOMO News, Origin, RSPH, SELF e reunidas pela Infobase Interativa, 64% dos jovens estão dando uma pausa nas redes sociais. O principal motivo para a decisão é o tempo gasto on-line.

A estudante Ellen Giovana Rocha Santos, de 20 anos, está nessa estatística. “Umas das minhas maiores distrações eram o Instagram e o Facebook. Acabava ficando na web por algumas horas, incluindo momentos inapropriados, como na aula e em ocasiões de estudo”, explica a aluna. Segundo o psicólogo e orientador educacional do Curso Positivo no Paraná, Ivo Carraro, além do período perdido, as mídias também podem influenciar nas emoções dos educandos.

“A juventude contemporânea não tem esse comparativo entre o real e virtual. Assim, os afetos humanos poderão ser desenvolvidos dentro de ambos os campos. Os sintomas emergentes em termos emocionais são a ansiedade, irritabilidade, solidão e depressão”, explica. Para Ellen, essa foi uma das percepções quando tomou a decisão. “Vi como me mantinha conectada com um mundo e com pessoas não pertencentes mais ao meu presente. Agora, quando saio com amigos ou familiares, é muito mais intensa a sensação de saudade, além de ter muito assunto pra pôr em dia”, conta.

Na pesquisa, 72% dos entrevistados afirmam o quanto a tecnologia afeta a concentração. Para Adilson Longen, doutor em Educação, essa sensação é gerada pela atenção voltada para o aparelho eletrônico. “Quando o aluno mergulha no mundo digital, o entorno desaparece. O resultado é encontramos pelas ruas pessoas passando lado a lado, se esbarrando, mas não trocando olhares”, conta.

Para Ellen, isso foi evidente. “Quando eu preciso estudar, estudo. Além disso, a diferença de resultado nos simulados é bem clara”, conta a aspirante a uma vaga pública na graduação de medicina. “Me sinto mais focada e sobra mais espaço para descansar”, completa.

Para quem também pensa em deixar as redes sociais, Carraro deixa uma dica. “Aprenda a desenvolver a autodisciplina para limitar o tempo e os horários destinados a cada mundo. Assim, não será preciso se privar de nada”, finaliza.

E você, também pensa em focar no face to face? Seja como for, conte com o Nube em sua trajetória!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete