Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
quimica-industrial-entenda-a-carreira

Química Industrial: entenda a carreira! 

Notícia | 27/05/2019

Layane Bittencourt

Com as altas demandas do mercado, algumas áreas se destacam. Esse é o caso do curso de Química Industrial. Segundo a Pesquisa Nacional de Bolsa-Auxílio 2018, essa graduação está no ranking de estágios mais bem pagos atualmente, com média de R$ 1.277,24. Sua relevância ocorre devido a grande variedade de setores com a necessidade da atuação desses profissionais.

De acordo com os dados do último censo Inep/MEC, 3.855 estudantes matriculam-se na modalidade, enquanto apenas 425 se formam. A maioria das disciplinas são voltadas para conceitos de química básica, métodos e tecnologias. Assim, na prática, o foco é aprender a realizar experimentos, análises e controles de qualidade de produtos e processos, principalmente em laboratórios industriais.

Nicole Inhota é estudante na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). A motivação de sua escolha foi em tentar descobrir como o mundo funciona de forma minuciosa. “Tudo passou pela mão de um químico: desde alimentos, remédios, materiais para a construção de um prédio ou carro… essas coisas começam a partir de um átomo e sua interação com o meio”, conta. Já estagiando na área, ela consegue colocar em ação os conhecimentos teóricos vistos em sala de aula e se surpreende como o mercado é amplo.

Para o professor Ronaldo Gonçalves, do Departamento de Engenharia Química do Centro Universitário FEI, em São Bernardo do Campo, por conta dessa vastidão, é preciso haver uma formação sólida para atuar em diversos segmentos. O fundamental é manter-se atualizado o tempo inteiro. “Há também a necessidade de estar familiarizado com as tendências da indústria 4.0, pois muitos equipamentos e procedimentos utilizam cada vez mais aspectos da inteligência artificial, realidade virtual e automação”, ressalta.

Patricia Santos do Nascimento, atua há quase dez anos no nicho. Para ela, o maior desafio é estar sempre bem informado, portanto, nunca parou de estudar! Além disso, Patricia ressalta a responsabilidade do profissional. “Você precisa oferecer um trabalho de qualidade, com segurança e rapidez. Caso contrário, suas ações se tornam perigosas e podem gerar prejuízos para a empresa”, evidencia.

Gostou de conhecer mais sobre o curso? Conte para a gente se você já pensou em seguir esse ramo! Afinal, ele é um destaque no mundo corporativo. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete