Tirar um período sabático é o desejo comum de muitas pessoas. Uma pausa da correria do dia a dia pode fazer bem tanto para a mente do profissional, quanto para a carreira. Para dar certo, porém, além de dinheiro, é preciso de planejamento e objetivo.

Segundo a especialista em desenvolvimento humano Rebeca Toyama, esse momento, se bem aproveitado, pode acrescentar no currículo em vez de prejudicá-lo. “No passado era mais comum acharem a atitude uma coisa de gente perdida. Atualmente, essa etapa está, aos poucos, virando tendência, e sendo associado a indivíduos criativos e empreendedores”, conta.

Logo, o indicado é saber qual o objetivo da ação e traçar um plano para alcançá-la, inclusive financeiramente. Para Rebeca, mesmo a intenção sendo apenas descansar, o ideal é incluir viagens, cursos e/ou estudos, pois “transformar a experiência em aprendizado e conseguir mostrar sua aplicabilidade costuma ser o melhor caminho”.

Essa etapa possui vários benefícios, pois pode acrescentar ao indivíduo assim como um intercâmbio. “Conhecer novas culturas, idiomas, filosofias ou tradições... Quando nossa perspectiva aumenta, conseguimos ser mais inovadores e encontramos caminhos e respostas nunca antes imaginados”, explica.

Todavia, ao retornar, a especialista aponta prestar atenção na hora de apresentar a experiência para empresas, chefes e colegas. Fora isso, a ocasião também é válida para uma mudança de hábitos. Alexandre Amorim é sócio e gestor de Investimentos da Par Mais em Florianópolis. Para ele, o momento de transição serve para refletir sobre os gastos. “Aproveite esse tempo para rever suas despesas e montar um bom controle financeiro, como se fosse um fluxo de caixa. Dessa forma, é possível fazer alguns cortes de consumos supérfluos ou os quais não lhe tragam satisfação”, indica.

Se você pretende passar pela vivência, aproveite os dias da melhor forma. Em seu regresso, quem sabe não será o momento de abrir seu próprio negócio? Se assim for, conte com o Nube na contratação de estagiários e aprendizes!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe