Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
dicas-para-avaliar-um-candidato

Dicas para avaliar um candidato! 

Notícia | 22/05/2019

Layane Bittencourt

No momento da entrevista, o grande desafio para muitos recrutadores e gestores é saber se a pessoa tem o perfil ideal para a vaga indicada. Afinal, ela vai compor o time da empresa e será determinante para os resultados da companhia e o relacionamento da equipe.

Daiana dos Santos está em busca de recolocação e enfrenta esse preparo para processos seletivos. Atualmente, se especializando em gestão de pessoas pela Universidade Católica de Brasília, a jovem busca o autoconhecimento. “Me apresento com tranquilidade e disponibilidade de esclarecer todos os pontos necessários sobre carreira. Assim, consigo alinhar e demonstrar meus objetivos”, conta.

Para Braulio Lalau de Carvalho, CEO da Orbitall, empresa do Grupo Stefanini, assim como os candidatos, quem contrata também precisa estar preparado. “Nós precisamos entender a personalidade de quem está falando para conduzir uma boa conversa e conseguir extrair o melhor do profissional no primeiro contato”, explica. Assim, o especialista separou algumas abordagens interessantes para inserir nesse momento.

1. Peça para o candidato se apresentar: apesar de estar com o currículo em mãos, é interessante ouvir do próprio indivíduo o seu percurso profissional. Isso diz muito sobre como ele se projeta não só no mercado de trabalho, mas muitas vezes, na vida.

2. Qual a sua intenção aqui?: é fundamental entender quais motivos o levaram a procurar a empresa e a vaga especificamente. Esse comportamento mostra como ele está disposto a conseguir sua colocação e interesse na organização.

3. Pergunte seus pontos fortes e de melhoria: com esse questionamento entendemos qual é seu diferencial. Em geral, as pessoas têm dificuldade em ressaltar uma qualidade e têm sempre algum aspecto a evoluir.

4. Exemplo de resiliência: no ambiente corporativo, sabemos o jogo de cintura esperado dos profissionais. Por isso, perguntar como ele se saiu em uma situação de vida, fora da empresa revela muito sobre a pessoa.

O importante é se preparar também para essa conversa, afinal, é muito importante para aquela pessoa sentada em sua frente e para o futuro da sua corporação. Boa sorte!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete