Embora grande parte das pessoas saiba da necessidade de evitar deslizes gramaticais e problemas com o português, os erros em processos seletivos são frequentes. Desse modo, para obter destaque em sua trajetória e vencer a competitividade, é imprescindível tomar alguns cuidados.

Hoje, 21 de maio, é celebrado o Dia da Língua Nacional. Portanto, a data serve como um lembrete sobre a relevância de respeitar as normas cultas ao se comunicar no ambiente organizacional.

Para Luciana Assis, coach de carreira e consultora de RH de Ribeirão Preto, o candidato a uma vaga quando não consegue transmitir mensagens de maneira clara e objetiva tende a perder pontos em seleções. “A comunicação é um critério muito importante na busca de um profissional, principalmente nas áreas onde o trabalho em equipe é requerido”, explica.

Desse modo, é preciso procurar meios de desenvolver suas habilidades linguísticas. “Sempre indico a leitura para meus clientes, não apenas para resolver esse aspecto, mas para promover outros tantos, os quais também são cruciais à carreira. O costume de ler amplia horizontes e te familiariza ainda mais com as normas vigentes”, defende.

Lucas Silva estuda letras na Universidade Paulista (Unip) e estagia na área. Para ele, se atentar a essa questão é fundamental, principalmente em sua área de atuação. “Sempre tento pensar bastante antes de falar, pois é vital levar informações de maneira coesa, principalmente no âmbito empresarial”, conta.

Sendo assim, tomar cuidado para não cometer falhas e procurar meios de corrigir esse problema é essencial. O Nube torce por você!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe