Seja durante o Natal, a Páscoa ou o Dia das Mães, o fato é: 56% da população brasileira não consegue guardar dinheiro por não administrá-lo corretamente. Esse dado foi divulgado em 2018 pelo Indicador de Bem-Estar Financeiro da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito).
 
Essa necessidade de adquirir algum bem, nos acompanha desde muito cedo. Segundo Uesley Lima, especialista em Bolsa de Valores e fundador do Grupo The One, de São Bernardo do Campo, esse impulso se inicia na infância. “Começa com os carrinhos e bonecas. Já entendemos a noção de precisar ter dinheiro para comprar alguma coisa”, exemplifica.
 
Para o especialista, a falta de uma educação financeira acaba impactando a vida de muitos brasileiros. Apesar disso, o ideal é aprender a poupar aos poucos, mas não um valor insignificante. “Nós enriquecemos no futuro com o quanto conseguirmos acumular”, indica.  De acordo com Lima, a fórmula “perfeita” é transformar essa prática em um hábito. “Certamente, será gerado um sentimento de satisfação superior à sensação de consumir algo”, considera.
 
O alerta do especialista é criar o costume de separar determinada quantia, seja ela fixa ou de uma porcentagem estabelecida, antes de pagar as contas e ter outras despesas. Lima ainda aconselha: “poupe pensando na sua fase de acumulação. Como a vida passa rápido, você não vai ter tanto poder como tem hoje”.
 
Yasmin da Silva é estudante de ciências contábeis e já estagia na área. Para a jovem, a palavra-chave para controlar suas finanças é o planejamento. “Eu me organizo conforme o grau de urgência, faço uma planilha com os gastos do mês e analiso como posso economizar no próximo”, conta. Com o restante, ela deposita para utilizar em seus planos.

Portanto, ter essa atitude é pensar em sua jornada, bem-estar e sucesso. Aposte nisso e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe