Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
contratar-pelo-comportamento

Contratar pelo comportamento 

Notícia | 15/05/2019

Cláudia Giannoni

O assessment é uma espécie de relatório com o objetivo de entender e apontar tendências de comportamento, performance e potencial de colaboradores e candidatos. Essa forma de avaliação tem orientado os setores de recursos humanos graças à sua capacidade em definir se tal pessoa é capaz de cumprir com o exigido na posição profissional desejada.

Algumas ferramentas principais auxiliam esse método, uma delas é o Disc. Madalena Feliciano, master coach e consultora executiva de carreira, explica como a ferramenta ajuda empresas na hora de estabelecer metas para selecionar e recrutar, medir o clima organizacional e criar planos de carreira.

O método permite a cada um compreender rapidamente suas preferências de comportamento no trabalho, por meio de quatro tendências básicas: dominância, influência, estabilidade e analítico. Todavia, esses instrumentos devem ser vistos apenas como uma fonte de informações, o qual, em conjunto com as demais, contribuirá para alguém auxiliar na elaboração de programas de desenvolvimento

Juliana Andrade, de São Paulo, realizou o treinamento duas vezes e comenta o quanto foi importante para seu autoconhecimento e, posteriormente, para sua vida profissional: “O Disc realmente refletiu minha personalidade, demonstrou como eu realmente estou no momento. Digo isso, porque já o fiz duas vezes, e ao refazer, percebi não ser um rótulo”, explica. Afinal, nosso comportamento está a todo momento sendo influenciado pela fase de vida.

Outra vantagem sobre investir em assessment é a diminuição dos custos de contratação e demissão. Tarsia Gonzalez é psicóloga em Belo Horizonte e garante: “com um projeto estruturado, é possível desenvolver e avaliar constantemente os resultados, criando novos desafios e, assim, formando talentos continuamente”.

Gostou da dica? Acompanhe nesse conteúdo e mantenha-se sempre atualizado!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete