Segundo a consultoria Boston Consulting Group, daqui a 5 anos até um quarto dos empregos atuais será substituído por softwares. Além disso, de acordo com a Universidade de Oxford, cerca de 35% das ocupações correm o risco de serem substituídos por máquinas nos próximos 20 anos.

Para Alvaro Roberto, engenheiro de dados na B3, região de Campinas (SP), o principal impacto do advento tecnológico é a redução de custos, automação e melhoria dos processos internos. “Esse avanço pode gerar algumas demissões, mas as empresas não devem apenas dispensar e sim investir nesse ativo”, opina.

Assim, não é necessário pânico. Quem deseja permanecer requisitado pelas empresas diante da transformação precisa se preparar. Nas próximas décadas as empresas exigirão algumas qualificações pontuais para aliar a inovação com o trabalho das pessoas.

“Cabe aos profissionais a capacitação para alcançar as competências necessárias e estarem preparados para unir tecnologia e produtividade”, explica Rebeca Toyama, especialista em plano de carreira e desenvolvimento humano.

Veja algumas das aptidões esperadas:

- Inteligência emocional;
- Criatividade;
- Pensamento crítico;
- Resolução de problemas complexos;
- Flexibilidade cognitiva.

Fique de olho na evolução do mercado. O Nube deseja boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe