Com as transformações nas relações de trabalho visando o engajamento dos colaboradores e a potência dos resultados, a flexibilização ganhou destaque. Além disso, de acordo com um levantamento da consultoria Bain & Company, 70% dos entrevistados preferem exercer suas funções nesse formato. Saiba mais!

Segundo Renato Xavier, diretor de operações da Cesta Nobre, apesar dos pontos positivos, o regime precisa ser implementado corretamente, para a gestão não perder controle sobre os processos internos. “É importante avaliar se a própria estrutura do negócio permite a aplicação. Caso contrário, os resultados não serão o esperado”, explica.

Para o especialista, é fundamental entender o funcionamento da companhia e analisar se a mudança é viável. Depois, é preciso verificar o interesse e disponibilidade dos funcionários para a adaptação, afinal, há quem goste de um cotidiano mais rigoroso. Além disso, algumas funções descartam a possibilidade também. Uma vez aplicada, é hora de estabelecer regras e estratégias para evitar riscos. O especialista ainda listou algumas das principais vantagens do modelo:

1. Menos falta e atraso: o trabalhador concilia melhor suas atividades com outros compromissos.

2. Maior produtividade: cada um possui um momento cujo rendimento é mais proveitoso. Quando a empresa impõe a mesma jornada para todos, é comum alguns serem mais lentos ou até procrastinarem.
 
3. Redução de horas extras: há queda nos custos com o pagamento de encargos e com a própria manutenção do espaço físico.

4. Mais satisfação: a rotina permite a conciliação da vida pessoal com a profissional e adequação ao ritmo de cada integrante. Assim, as equipes ficam mais felizes e motivadas por proporcionarem essa medida.

5. Retenção de talentos: por consequência, quem está satisfeito dificilmente deixará a corporação.

6. Melhora o clima organizacional: cria-se uma cultura colaborativa, na qual as pessoas contribuem ainda mais para o sucesso do negócio.

Quem tem essa oportunidade enxerga benefícios, como a dentista Ana Ougata. Ela mora em Jundiaí e trabalha em São Paulo, por isso, ter essa possibilidade, permite aumentar seu atendimento em outros consultórios e resolver questões mais pessoais. “Consigo chegar mais cedo alguns dias da semana e aproveito para ir ao médico, supermercado e fazer coisas do dia a dia. Sem esse modelo, minha rotina seria mais engessada”, comenta.

Gostou de entender mais sobre o assunto? Analise a alternativa e aproveite os resultados! Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe