Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-que-e-estagio-curricular-e-extracurricular

O que é estágio curricular e extracurricular? 

Notícia | 08/05/2019

Gabriela Vasconcelos

Se você é estudante e procura seu primeiro estágio, com certeza possui algumas dúvidas. Uma pergunta frequente é sobre as modalidades curricular e extracurricular da atividade. Você sabe a diferença entre elas? Calma, pois não é um bicho de sete cabeças. Fique por dentro com o Nube!

Estágio Curricular

Segundo a Lei 11.788/08, o ato escolar educativo pode ser obrigatório ou não obrigatório. No primeiro caso, ele é exigido pela instituição de ensino como parte da grade curricular. Isso é comum em cursos de biomédicas e licenciatura, nos quais o acadêmico precisa da prática para se formar.

Quem está situado nessa  modalidade precisa entregar relatório com todas as suas tarefas e, esse, vale nota! É como se o período de aprendizado na companhia fosse uma matéria adicional na grade. Nesse caso, o pagamento de contraprestação não é mandatório.

Estágio Extracurricular

Nas graduações as quais não exigem essa incumbência, os universitários podem escolher realizá-la ou não. Nesse caso, a corporação deve oferecer uma bolsa-auxílio, auxílio-transporte, recesso remunerado, entre outros benefícios previstos na lei. Apesar de não ser imposto, o jovem pode adquirir experiência e se destacar com as habilidades desenvolvidas na hora de ingressar no mercado.

Afinal, a principal finalidade é o aprendizado. “Em dias de provas, avaliações ou exames, por exemplo, a carga horária do estágio deverá ser reduzida pela metade  a fim de auxiliar e proporcionar um bom desempenho do aluno”, explica Lais Mazetto, consultora de viagens em São José dos Campos (SP).

Mariana Gimenes, analista de Marketing Digital, considera incríveis as vivências da modalidade. “Exercitei todo o conhecimento da faculdade e mais: descobri até sobre temas nunca abordados em sala de aula”, conta.

Aproveite para se cadastrar gratuitamente no site do Nube e concorrer à milhares de oportunidades! Boa sorte.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete