Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
quais-sao-os-direitos-do-estagiario

Quais são os direitos do estagiário? 

Notícia | 07/05/2019

Gabriela Vasconcelos

Estagiário, você conhece seus direitos? O ato escolar educativo é regido por uma lei específica a qual prevê obrigações de todas as partes envolvidas. O objetivo é manter a característica pedagógica da atividade. Por isso, é fundamental ter consciência sobre seus deveres e garantias. Fique por dentro!

A Lei 11.788/08 estabelece regras significativas e benéficas para companhias e jovens. Dessa maneira, há mais segurança jurídica para as corporações. Já os participantes têm a chance de se desenvolver profissionalmente logo no início da carreira.

“A ação é formalizada pelo Termo de Compromisso de Estágio, o qual deverá ser assinado, pela empresa contratante, pelo aluno ou responsáveis legais e pela instituição de ensino. Para ser caracterizado, é necessário haver um vínculo com alguma escola ou faculdade”, explica Lais Mazetto, consultora de viagens em São José dos Campos (SP).

Segundo a determinação, os estagiários têm direito à:

- Bolsa-auxílio;
- Seguro contra acidentes pessoais;
- Recesso remunerado;
- Auxílio-transporte;
- Carga horária máxima de 6 horas diárias e 30 semanais;
- Realização de tarefas correlatas à formação.

“Para mim é muito importante o direito à bolsa-auxílio. O valor faz total diferença na minha renda, pois o utilizo para pagar a faculdade”, afirma Júlia Rodrigues, estagiária de Publicidade.

E aí, conhecia todas essas informações? Recomendamos também a leitura da Lei de Estágios. Conte com o Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe