A ansiedade de ser avaliado e a preocupação com o futuro podem atrapalhar - e muito - o desempenho de um candidato a uma vaga de estágio. Afinal, esse sentimento interfere em sua comunicação, postura e estruturação de ideias. Para evitar esse tipo de problema, é necessário tomar alguns cuidados.

Para Paula Helena, coach vocacional e especialista em RH, do Rio de Janeiro, mostrar um bom domínio de suas emoções, mesmo em situações mais estressantes, é algo bem visto pelas empresas. “Evidentemente, também não dá para eliminar um candidato apenas por estar muito nervoso. Temos de avaliar outros aspectos, mas certamente fica mais difícil quando esse estresse toma conta”, conta.

Justamente por isso, a especialista orienta: “para evitar a insegurança, a melhor coisa a se fazer é estudar sobre organizar e praticar o autoconhecimento. Se você sabe qual é o negócio da instituição, seus valores e missão, conseguirá um melhor desempenho. Além disso, também tenha noção de seus pontos fortes e de melhoria. Isso irá te ajudar no marketing pessoal”, orienta.  

Vitor Vasconcelos estuda direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Em suas primeiras entrevistas, ele conta já ter passado por problemas por não ter gerenciado suas emoções. “É um momento bastante exigente, principalmente para quem nunca havia passado por aquilo”, relata.

Hoje, em seu estágio, o estudante se sente mais confiante. “Já me acostumei com essas situações e me sinto mais preparado para ser avaliado sem me sentir incerto. Isso faz toda a diferença na hora de me impor como um candidato com potencial”, conclui.

Portanto, técnicas de respiração, além de se preparar, são excelentes sugestões para suas próximas oportunidades. O Nube te deseja boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe