Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-autoconhecimento-na-escolha-da-carreira

O autoconhecimento na escolha da carreira 

Notícia | 03/05/2019

Layane Bittencourt

A dificuldade em escolher uma carreira é desafio para muitos jovens. Afinal, normalmente, essa decisão é tomada ainda na adolescência, quando o indivíduo conhece pouco sobre o mercado de trabalho e, principalmente, sobre si mesmo. Você está nesse dilema? Veja nossas dicas!

Segundo Nil Moraes, coach de carreira e sucesso pessoal, a falta de autoconhecimento e orientação sobre possibilidades de atuações são fatores primordiais para esse obstáculo. “Além disso, a maturação da parte do cérebro, responsável pelo juízo, controle impulso e tomada de decisão, só se completa por volta dos 24 anos. Infelizmente, antes disso, o jovem já deve ter optado por um caminho profissional”, conta.

Evellyn Souza Teixeira conta: “eu não escolhi a administração, na verdade ela me achou”. Durante o ensino médio, a estudante da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, precisou escolher qual técnico seguir. Dentre as alternativas, estava seu atual curso e, assim, ela pesquisou sobre o ramo e percebeu como suas habilidades se encaixavam ali.  “Me envolvi com esse mundo de organização, estratégia e colaboração. Estou feliz na ocupação e satisfeita com esse propósito”, conta.

Para Nil, é fundamental reforçar a importância de entender aspectos de sua personalidade como gostos, vontades, pontos fortes etc. Depois, é só combiná-los com as possíveis áreas, de acordo com seu estilo e valores. No entanto, a pressão para essa definição pode prejudicar a assertividade do veredito e, por isso, a especialista listou algumas perguntas a serem realizadas nesse processo:

- Qual a função desse profissional?
- Como é o seu dia a dia e suas atividades?
- Quanto ganha?
- Quais os requisitos e características básicas desse perfil?

Nil ainda orienta: se conseguir recorrer a um profissional capacitado, essa dinâmica será mais eficiente, rápida e direcionada, mas se essa possibilidade é distante para você, alguns livros e recursos gratuitos na Internet poderão ajudar sobre análise comportamental, por exemplo.

Para alcançar o sucesso, acredite em seu potencial “O primeiro passo é acertar na escolha. Você já sabe como fazer, agora é com você”, finaliza Nil. O Nube confia em seu potencial e te deseja boa sorte nessa missão!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe