Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
medo-de-falar-em-publico

Medo de falar em público? 

Notícia | 03/05/2019

Cláudia Giannoni

A comunicação é parte essencial da vida do ser humano. Seja por sinais, voz, braile, gestos, conseguir passar uma mensagem e se comunicar com o próximo é parte fundamental na vida de um ser humano. Ainda assim, muitos penam para conseguir se expor diante de outras pessoas.Para entender o domínio dos jovens sobre o assunto, realizamos o seguinte estudo: “Você tem medo de falar em público?”. Ao todo, foram 50.212 participantes de todo o Brasil, com faixa etária entre 15 e 28 anos.

O resultado apontou ainda ser um desafio difícil para muitos indivíduos: 30,34% dos pesquisados se mostraram inseguros com o tema. Desses, 20,04%, ou 10.060 votantes, disseram: “depende: quando conheço as pessoas eu falo bem”. Para Rafaela Gonçalves, coordenadora de treinamento do Nube, com uma plateia desconhecida, se torna necessário preparar-se mais e criar uma forma de conhecê-la. “Por exemplo: ao visitar uma organização, fazer uma leitura sobre a empresa (ramo, filiais, valores) pode auxiliar a alinhar o discurso e evitar gafes”, explica. Contudo, mesmo na zona de conforto, se planejar é essencial.

Ainda de acordo com quem tem dificuldades de se expressar, 6,34% (3.183) revelaram: “sim! Fico muito impaciente e sempre esqueço de tudo” e 3,60% (1.810) afirmaram: sim, odeio me expor e sou muito tímido(a)”. Para esses, existem exercícios de autoconhecimento e relaxamento capazes de ajudar no equilíbrio emocional. “Ansiedade é comum e faz parte do processo fisiológico. Afinal, nosso cérebro dispara um turbilhão de informações para o sistema nervoso reagir por meio do corpo”, analisa a especialista. Logo, para ela, superar esse instinto é possível estudando o tema, entendendo e não decorando os argumentos, chegando com antecedência ao local e tendo bom humor para criar um clima leve.

Na contramão, há quem diga se sair bem com o hábito. Assim, 37,61% (18.885) enfatizaram: “não tenho medo, mas preciso estar bem preparado(a)” e 32,41% (16.274) comentaram: “não, falo com tranquilidade”. Manter a calma, de fato, favorece o entendimento dos ouvintes e também agrega valor ao discurso. Por isso, quanto maior o autocontrole, melhor será o resultado. De acordo com Rafaela, a exposição e o julgamento alheio são inerentes a qualquer palestrante. Então, estar prevenido emocionalmente e profissionalmente é fundamental. “Nesse sentido, é válido considerar o interlocutor (idade, perfil, vínculos culturais e sociais); conteúdo (roteiro, tempo, importância do assunto) e postura”, indica. Fora isso, as dicas são:

- Cuidar da linguagem para evitar erros de pronúncia.
- Distanciar-se de comentários polêmicos e discriminatórios.
- Ser coerente.

Lembre-se: todo processo seletivo e rotina de trabalho em algum momento exigirão essa característica. “Portanto, quanto mais desenvolto e coeso você for, mais oportunidades de crescimento terá”, finaliza a coordenadora.

Aproveite nosso EAD: "Falar em público: encare esse desafio" e treine, gratuitamente, a competência. Basta acessar o link: www.nube.com.br/ead.

Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe