Já ouviu falar em trainee? Em inglês, a palavra significa ‘em treinamento’. Contudo, é diferente das categorias de aprendiz ou estagiário. A modalidade serve não apenas para capacitar jovens, mas também prepará-los para uma futura liderança ou cargo estratégico dentro da companhia. Saiba mais!

Na visão de Eliseu Ribeiro, analista de recursos humanos na região de Brasília (DF), a atividade é uma das melhores formas de fidelizar colaboradores preparados e alinhados com os valores da corporação. “Uma vez inseridos na cultura e no clima organizacional e sendo orientados de acordo com os objetivos chaves da empresa, os trainees tendem a serem mais produtivos em um menor espaço de tempo”, explica.

O programa é direcionado para universitários recém-formados com ambição de construírem uma carreira de destaque. Dependendo do porte da companhia, a remuneração pode chegar a 5 mil. Por isso, a seleção costuma ser rigorosa e atender a critérios como ter idade entre 21 e 30 anos; falar mais de uma língua estrangeira; ter cursos extracurriculares variados; graduação em universidades específicas.

A contratação têm por base a CLT. Assim, a jornada é de 44 horas semanais e há previsão de adicionais noturnos, de insalubridade ou periculosidade, férias, 13º, descanso semanal remunerado, FGTS, entre outros. Os participantes também têm direito aos mesmos benefícios recebidos pelos demais empregados, como vale alimentação, plano de saúde, vale cultura etc.

“Para uma corporação a qual visa um crescimento estruturado, este é o maior e mais importante recurso a ser utilizado. Faço minhas as palavras do Richard Brason: ‘capacite seus colaboradores para poderem partir. Trate-os bem para preferirem ficar.’”, finaliza Ribeiro.

Gostou das informações? Conte com o Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe