A timidez afeta boa parte das pessoas e pode ser um empecilho na hora de conquistar uma vaga ou no próprio crescimento da carreira. Segundo pesquisa feita pela Universidade de São Paulo, mais da metade da população tem essa característica. Não se trata de uma doença, mas ocasiona certos bloqueios principalmente nas ações dos mais jovens.

De longe, a falta de confiança é um dos principais entraves de um tímido. Na hora da entrevista, a retenção em se expressar pode ser até uma desvantagem, apesar de sua competência ser superior aos demais. Segundo Georgya Araújo, professora de psicologia e especialista em gestão de Recursos Humanos, do Rio de Janeiro, essa é a maior dificuldade para os mais inseguros.

“Contudo, isso não pode ser um fator eliminatório, pois é necessário olhar o conjunto de atributos e o talento do candidato”, considera. Nesse contexto, também é responsabilidade do recrutador identificar esse aspecto, respeitando o nervosismo do participante.

Propondo auxiliar o jovem a vencer o medo, a Master Mind criou um método específico para desenvolver no jovem o autocontrole. Para Júlia Alexandre, uma das participantes do tratamento, o aumento da autoconfiança em relação ao futuro foi um ponto significativo de melhoria. “Eu era insegura e perdida, mas consegui um pouco mais de foco, perder a inibição e melhorar a autoestima”, relata.

Para Georgya, é fundamental enfrentar o problema, para isso, é preciso superar cada dificuldade diariamente. “Aos mais desinibidos, indico fazer um curso de teatro, um esporte para estimular a apresentação em público ou, até mesmo fazer terapia para entender melhor sobre si mesmo”, aconselha.

Não deixe esse obstáculo barrar o seu futuro! Esteja preparado para os desafios, respeite seus limites e busque o sucesso. O Nube acredita em seu potencial!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe