O clima entre colegas de trabalho pode ser determinante para a produtividade de uma empresa. Seja negativo ou positivo, não dá pra negar, ele causa grande impacto tanto nos resultados em equipe, quanto nos individuais. Contudo, é  possível pessoas muito diferentes conviverem diariamente sem prejudicar o trabalho? Como lidar com personalidades, hábitos, culturas e vivências divergentes?

Pensando nisso, o trainer e especialista em Programação Neurolinguística (PNL) em Curitiba, Heverson do Valle, traz cinco dicas.

1 – Ter em mente os objetivos de cada colaborador: é importante todos conhecerem os objetivos de cada um. Saber quais são as pretensões e expectativas torna mais fácil a compreensão dos hábitos, vícios profissionais e, consequentemente, a convivência em grupo. Assim, será possível enxergar a melhor forma de estimular os funcionários individualmente.

2 – Se reunir com frequência: conversar com os membros de sua equipe e estar a par do andamento de todos os processos facilita a sua visão de time. É imprescindível entender como está a rotina do seu colega, saber se ele está conseguindo atingir suas metas e se precisa de algo.

3 – Comemore as conquistas: não só as suas, mas as dos demais também, sejam elas quais forem. A empatia pode ser capaz de derrubar resistências e promover um ambiente muito mais positivo.

4 – Gerar momentos de reflexão sobre o “meu impacto” no trabalho do outro: você já parou pra pensar no choque produzido por você na vida das pessoas próximas. Ele é bom ou ruim?
 
Jéssica Alves é analista de treinamento do Nube e indica a implantação de uma pesquisa de clima na organização para melhorar processos e tornar o ambiente mais agradável a todos. “Essa é uma importante ferramenta de RH, capaz de propor um canal de comunicação entre o colaborador e a empresa. Visa identificar os pontos fortes, a fim de valorizá-los e impulsionar sua prática. Além disso, identifica os fatores de melhoria, para promover mudanças”, explica.

Siga as dicas listadas acima e veja a produtividade de seu time ir lá no alto.

Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe