Como está seu idioma nativo? De acordo com pesquisa do Nube, o português incorreto reprova 50,3% dos jovens em processos seletivos. O estudo levou em conta candidatos aspirantes a uma vaga ao longo de 2018. Eles passaram por um ditado com 30 palavras cotidianas e, quando obtinham mais de sete erros, eram eliminados. Dessa maneira, antes de investir em uma segunda língua, é preciso dominar a do seu país para não perder oportunidades!

O estudo foi realizado com 9.149 participantes e a maioria apresentou um resultado insatisfatório, contra 49,7% de aprovados. Na visão de Angélica Santos, recrutadora, a defasagem no aprendizado ocorre pela falta de dedicação aos estudos. Assim, muitos concorrentes acabam desclassificados. “Independentemente do cargo, atualmente as empresas têm a expressão como requisito mínimo. Mesmo se a pessoa for inserida no mundo corporativo sem esse conhecimento, a possibilidade de crescimento na carreira fica menor por conta dos erros gramaticais cometidos”, explica.

Luana Silva, estudante de Psicologia na Universidade São Francisco, em Campinas (SP), entende a importância da competência. Ela sempre gostou muito de ler e escrever, hábitos auxiliadores da assimilação. “Precisamos saber nos comunicar bem para sermos notados. No mercado de trabalho isso faz toda a diferença”, finaliza.

Veja  algumas dicas para se aprimorar no idioma:

1. Cultive o hábito de leitura e assista bons jornais para assimilar a fala correta.
2. Faça cursos para melhorar sua instrução.
3. Peça para outros apontarem seus vícios de linguagem.

Se você já é inscrito aqui no site, aproveite para fazer o teste ortográfico gratuito e medir seus conhecimentos. Se ainda não é, cadastre-se agora mesmo! Bons estudos!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe