Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-e-a-carreira-em-oceanografia

Como é a carreira em Oceanografia? 

Notícia | 19/04/2019

Gabriela Vasconcelos

Conhece a Oceanografia? Nessa ciência são estudados todos os assuntos sobre mares, oceanos e rios. Isso engloba animais, vegetação relevo, correntes e os mais sinistros fenômenos conhecidos. Assim, para atuar na área é preciso pelo menos ter algum interesse nesses temas. Além disso, segundo a Love Mondays, a média de remuneração é R$ 6.051. Saiba mais!

Segundo o censo do Inep/MEC, 2.126 jovens se matriculam no curso por ano, mas apenas 267 se formam. Gabriela Brandão escolheu o ramo pois sempre teve gosto pela temática ambiental e também pela parte de exatas. Ela é estagiária no Laboratório de Oceanografia Física e Meteorologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (RJ). “O objetivo é continuar na área de gestão ambiental. O estágio ajuda completamente, pois o curso dá a teoria e a atividade nos mostra a prática”, afirma.

Segundo a oceanógrafa Adriene Pereira, a carreira deste profissional pode ser conduzida em duas principais vertentes. Se preferir a academia, a trajetória natural seria continuar estudando após a graduação até concluir o doutorado e obter vaga em uma instituição na qual dará aulas e realizará pesquisa. “Já se optar por uma empresa, poderá entrar em companhias de diversos setores, exercendo as mais variadas funções. Isso dependerá de sua formação”, explica a diretora executiva da Hidromares, em Santos, SP.

As corporações as quais comercializam previsões de correntes e ondas para regiões costeiras ou monitoramento de parâmetros oceanográficos optam por quem tenha formação mais forte em oceanografia física. Já as instituições de consultoria ambiental podem ter mais vagas para profissionais com formação na modalidade biológica.

Adriene ressalta ainda a importância do ato escolar educativo para quem deseja trilhar essa carreira. “Muitas vezes, assuntos aparentemente irrelevantes nas aulas surgem como essenciais na execução de determinada tarefa ou prestação de serviço. Além disso, como ocorre na HidroMares, o estudante tem acesso à equipamentos específicos, os quais não teria na maioria das universidades brasileiras”, finaliza.

Gostou de conhecer mais sobre a área? Conte com o Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete