Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-dizer-que-voce-foi-demitido-em-uma-entrevista

Como dizer que você foi demitido em uma entrevista? 

Notícia | 17/04/2019

Layane Bittencourt

A procura por um emprego ou estágio pode ser uma tarefa bem complicada, principalmente, após ter sido desligado de outro local. Muitos profissionais acabam se deixando abater pela situação. Saiba como dar a volta por cima!

Segundo o especialista Renan Batista Silva, conseguir a primeira entrevista parece um enorme obstáculo, mesmo com um currículo atraente. Para muitas pessoas, falar como a última colocação se encerrou se torna um bicho de sete cabeças. “Ser demitido não precisa ser uma sentença de prisão perpétua, é apenas um pontinho em sua história de carreira a longo prazo”, considera o especialista.

A dificuldade em contar o ocorrido, certamente, assusta muitos. Contudo, você deve preparar sua resposta com antecedência, de acordo com Michele Mavi, diretora de recrutamento interno, treinamento e conteúdo da Atrium, em entrevista da Fast Company. “Se um entrevistador sentir relutância ao responder perguntas sobre lacunas, isso criará desconfiança e distância e poderá contar pontos contra você. No entanto, também não significa entrar em muitos detalhes”, completa

Jonathan Soormaghen, fundador da Resume Advisor, compartilhou algumas dicas sobre como navegar nessa conversa:

1. Você não precisa falar disso: deixa a ansiedade de lado. Se perguntarem, seja honesto. Caso contrário, não é necessário tocar no assunto, foque em mostrar o seu potencial.  

2. Pense positivamente: considere algumas maneiras de explicar o acontecimento sem ter um caráter negativo. Termine agradecendo a oportunidade.

3. Não atribua culpa: demonstre profissionalismo e compostura. Não precisa denegrir ninguém.

4. Tenha confiança em si mesmo: a demissão não é o fim do mundo e nem de sua trajetória. Aprenda com o passado, melhore e acredite em seu talento.

Wanny Nogueira cursa química industrial na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Para esse momento, ela segue a dica da especialista Michele: se preparar e já pensar como vai se expressar. “Eu falaria da boa relação com meus supervisores e colegas de função. Justificaria minha saída por estar em busca de diferentes desafios”, conta.

Concentre-se em seu futuro e conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete