Imagine o seguinte: você foi encaminhado para uma vaga e precisa, agora, participar do processo de seleção. A avaliação será realizada com todos os concorrentes de uma só vez. Como você se sente? Se a insegurança falou mais alto, leia esta matéria e descubra como se preparar corretamente!

O receio de participar de dinâmicas em grupo se faz presente na vida de muitos jovens. Segundo pesquisa do Nube, realizada com mais de 8 mil participantes, 60% preferem entrevistas individuais e presenciais. Somente 19% se sentem confiantes para uma avaliação coletiva.

Além disso, segundo outro estudo com 2 mil entrevistados, a principal dúvida dos mais novos durante esse modelo de análise é a incerteza sobre quais aspectos são ponderados. Para Paula Barbosa, coach especialista em recolocação profissional do Rio de Janeiro, essa incerteza atinge pessoas de todas as idades.

Segundo ela, a melhor solução é tentar controlar a ansiedade. “Geralmente, o recrutador irá observar aspectos comportamentais, como capacidade de trabalho em equipe, inteligência emocional e capacidade de solução de problemas”, explica. Sendo assim, pensar com calma sobre os testes aplicados é essencial.

Ainda para Paula, é essencial tomar cuidado com postura e comunicação durante essa experiência. “Lembre-se: a empresa irá considerar sua aprovação caso você se encaixe com o exigido na vaga. Portanto, se prepare com antecedência, estude sobre a organização e vá para a seleção com mais propriedade”, orienta.

Juliana Almeida estuda psicologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie e conta já ter ficado nervosa antes de participar desse tipo de triagem de candidatos. “Me sentia bem tensa e isso prejudicava meu desempenho. Hoje, consigo organizar um pouco melhor minhas emoções para focar nas atividades propostas coletivamente”, expõe.

Seguindo essas dicas, você fica um passo à frente para conseguir aprovação. O Nube torce por seu sucesso. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe