Uma das palavras mais recorrentes hoje no mundo corporativo é “produtividade”. No centro dessa palavra, está o famoso ditado: “tempo é dinheiro”. Assim como qualquer outra coisa, muitas pessoas buscam o segredo para desenvolver e melhorar essa característica.  

Segundo Leonardo Torres, palestrante e doutorando em comunicação e cultura midiática, ser produtivo é uma fórmula simples, mas difícil de ser executada: “é fazer mais coisas com menos recursos, no caso, o tempo”. No entanto, o desafio é identificar quais questões desperdiçam isso. Os maiores vilões, de acordo com o especialista, são os aparelhos eletrônicos e as redes sociais.

Lorena Siqueira cursa gestão de Recursos Humanos pela Universidade de Salvador. No dia a dia de seu estágio, a estudante evita ao máximo acessar as mídias sociais e Internet, a exceção ocorre quando a mesma é solicitada para fazer isso. Para ela, é muito fácil perder a atenção. “O recurso ajuda muito, mas deve ser usado com a dosagem adequada”, conta.

O problema, segundo Torres, não é a utilização, afinal, o uso facilita muito alguns processos na organização. Porém, o exagero causa a distração e trabalho fora de hora. “Essa dinâmica tem gerado estresse no cotidiano, perda recorrente de memória e falta de foco”, alerta.

O especialista dá exemplo de dois líderes de empresas multinacionais: Mark Zuckerberg e Steve Jobs. Eles sempre tentaram reduzir o número de obstáculos na rotina, inclusive as vestimentas. “Ambos escolheram somente um conjunto de roupas, assim conseguiriam focar em problemas de suas empresas com mais facilidade”, acrescenta.

Portanto, essas grandes figuras nos ensinaram a potencializar performances e desempenhos. Para eles, não vale mais ser multitarefas, mas sim ter dedicação, entregar um resultado bem feito, saber dosar o momento para o serviço e descansar.  “A produtividade real, ou seja, aproveitar o tempo, deve ser muito bem selecionada e equilibrada entre o pessoal e o profissional”, finaliza Torres.

Então, não deixe de valorizar o seu bem-estar e desfrute dos bons momentos para investir em si mesmo. Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe