A pedagogia não é estática e precisa ser adaptada ao contexto moderno. Uma preocupação atual é despertar o lado coletivo dos estudantes. Quais são as melhores estratégias para trabalhar esses valores em sala? As empresas valorizam esse aspecto nos futuros profissionais? Saiba mais!

Para Fabrício Cortezi, coordenador pedagógico do Sistema de Ensino pH, no Rio de Janeiro (RJ), a escola é a principal incentivadora de assuntos da sociedade. “Os colégios não vão conseguir passar a mensagem apenas dando uma aula de consciência social, por isso, é relevante introduzir o assunto de forma natural para os alunos”, comenta. Ou seja, os conceitos de cidadania também precisam se relacionar aos conteúdos vistos.

O respeito à diversidade é um dos principais tópicos a serem ensinados, pois ressalta a importância de tratar a todas os indivíduos de maneira igual. Cortezi enfatiza os benefícios da educação com engajamento. “Quando dizemos ‘todas as pessoas são iguais’, não estratificamos a sociedade entre aquele merecedor de mais atenção, ou com a vida mais valiosa. Isso facilita muito as discussões a respeito de direitos humanos”, explica.

Instituições de ensino com essa preocupação ajudam os jovens a se prepararem para o futuro. Afinal, segundo pesquisa da CareerBuilder, 77% dos empregadores considera as habilidades de relacionamento tão significativas quanto às demais. Para 16%, elas são até mais relevantes de maneira geral.

Assim, os ambientes de aprendizado devem valorizar a integração entre as turmas e despertar o lado comunitário dos discentes.

Conte com o Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe