Quem fica com a missão de selecionar candidatos para uma vaga tem diversos desafios em mãos. Afinal, analisar questões comportamentais é uma tarefa complexa, a qual exige muito preparo. Porém, a seleção não acaba quando alguns concorrentes são eliminados: a devolutiva sobre o motivo da reprovação é fundamental.

Para Fátima Silveira, recrutadora de Campinas, por meio do feedback a quem não foi admitido, é possível garantir maior qualificação para o mercado. “Quando o indivíduo sabe em quais aspectos pecou, ele poderá se atentar a isso para próximas experiências”, explica.

Além disso, de acordo com a especialista, isso tem um impacto positivo para a empresa e para o profissional. “A corporação ganha uma imagem positiva quando mostra preocupação com quem concorre a uma de suas oportunidades. Sendo assim, quem recebe esse retorno, pode corrigir as fraquezas e tentar aquela colocação futuramente”, conta.

Segundo Fátima, esse aspecto é ainda mais importante para quem está em início de carreira, como os estagiários ou estudantes em busca de sua primeira chance. “Quem mais precisa de orientação é quem não tem experiência. Logo, se você avalia universitários, por exemplo, uma boa dica é dar um retorno e explicar o motivo da reprovação”, defende.

Breno Pereira está no segundo período de sua graduação. Ele cursa jornalismo na Universidade Paulista - Unip, em São Paulo. Ele procura estágios desde o primeiro semestre, mas ainda não foi contratado. “Participei de quatro processos e em apenas um deles me contataram para dizer as razões pelas quais não fui aprovado”, relata.

Para o estudante, esse retorno foi essencial. “Pela primeira vez, pude saber quais habilidades aprimorar para uma futura entrevista”, expõe. Agora, Pereira está confiante com seus próximos passos. “Estou aproveitando o tempo livre para fazer alguns cursos e rechear o currículo”, finaliza.

Sendo assim, se atentar a esse aspecto é essencial. Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe