O Brasil encerrou 2018 com 11,6% de desempregados, segundo o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Muitos acabaram dispensados devido à crise econômica e ainda não conseguiram se recolocar. Por isso, é válido observar algumas recomendações.

Em momentos de incertezas financeiras, o surgimento de novas chances fica comprometido. Por isso, encontrar um novo posto de trabalho tende a ser mais dificultoso. Apesar de ser difícil manter a calma diante das informações desfavoráveis, cultivar a tranquilidade torna-se um fator essencial nesse momento.

Além disso, é fundamental não perder a energia na hora de procurar vagas. Reative seu networking, participe de grupos informais e atualize o currículo, com foco nos resultados obtidos e com objetivo bem claro! “Importante também é atualizar seus dados nas redes, como o LinkedIn, para as pessoas saberem da sua disponibilidade para novas oportunidades”, explica Marcia Pucci, consultora de desenvolvimento na Together Gestão de Pessoas, em Salvador (BA).

Veja as dicas de Celso Bazzola, consultor em recursos humanos:

1.    Amplie sua rede de relacionamentos a cada momento. Esteja pronto também para ajudar e nunca deixar de ser lembrado.

2.    Defina a estratégia para desenvolver sua auto apresentação de forma transparente, segura e preparada.

3.    Crie interesse por parte do entrevistador por meio de um CV bem elaborado, com ordem e clareza na apresentação escrita e verbal, mostrando seus objetivos e potencial.

4.    Cuidar da imagem pessoal é tão importante quantos os demais itens, afinal, demonstra autoestima e amor próprio.

5.    Busque conhecimento e informações além de sua formação, a fim de manter-se atualizado diante das mudanças de mercado.

6.    Conheça as empresas de interesse, analisando seus produtos ou serviços, estrutura e sua colocação de mercado.

7.    Tenha transparência e autenticidade. Não queira construir um personagem, seja você mesmo. Demonstre o quanto tem valor nas competências técnicas e comportamentais.

Mantenha a esperança e prepare-se bem para ampliar suas chances! Aproveite para fazer os cursos gratuitos do Nube e se destacar.

Boa sorte.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe