Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
poupanca-e-controle-de-gastos

Poupança e controle de gastos! 

Notícia | 25/03/2019

Layane Bittencourt

O alto índice de desemprego somado à baixa renda de muitos brasileiros deixa boa parte dos cidadãos com dificuldades para manter as contas em dia. Segundo um relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), apenas 30% da população têm uma reserva de dinheiro, ou seja, são poupadores ativos.

Para Felipe Azevedo, gerente de investimentos e previdência do Banco Cooperativo Sicredi, a discussão sobre como controlar as contas não é uma novidade e defende como medida necessária a educação financeira. “Para uma pessoa sem o costume de guardar dinheiro, passar a analisar e planejar o futuro é como mudar hábitos alimentares. Com o tempo a gente começa a ver os resultados, vai se motivando, e torna a prática uma regra fundamental para o nosso dia a dia”, explica.

Ainda segundo o especialista, a primeira etapa para moderar as economias e conseguir poupar é colocar na balança o quanto se obtém, deve e gasta. “O descontrole, normalmente, tem como origem, um padrão de custos ou consumo superior aos ganhos mensais”, alerta.

Já o segundo passo é definir estratégias para renegociar dívidas. Para Azevedo, uma boa alternativa é listar quais já são assumidas com cartões de crédito, empréstimos ou boletos e então procurar uma instituição financeira de confiança para refinanciar. “Por meio de uma nova operação, com um custo menor e parcela dentro orçamento mensal, é possível liquidá-la ao longo do tempo”, evidencia.

Por fim, é hora de pensar em poupar! Iane Rodrigues de Paula é recém-formada em engenharia ambiental e reside em Fortaleza. Para a jovem, a utilização de aplicativos e anotações detalhando sua receita foi medida fundamental para não sofrer nenhum aperto no fim do mês. “Minhas despesas ficam dentro do orçamento. Inclusive, aplico parte do meu salário na poupança”, conta.

Portanto, por que não aproveitar para repensar seus hábitos e ter uma vida financeira mais saudável? Coloque essa mudança em prática e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete