Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
clima-pesado-o-que-fazer

Clima pesado: o que fazer?  

Notícia | 22/03/2019

Layane Bittencourt

O relacionamento com o chefe é um importante termômetro da experiência profissional de alguém. Se há boas relações, maior a probabilidade de essa pessoa obter atribuições interessantes, feedbacks significativos e reconhecimento. Um convívio negativo significa exatamente o contrário. A boa notícia é: existem formas de resolver esta situação.

Para Chris Melchíades, coach na consultoria de recursos humanos Fellipelli com sede no Rio de Janeiro, o primeiro passo para melhorar o vínculo com o superior ou seus colegas é explorar as causas do mal-estar. “Observe quais palavras ele usa ao falar com você, assim como as expressões corporais”, alerta.

Cada caso é diferente do outro e tem uma solução específica. Se seu líder tem dúvidas sobre sua competência, o indicado é, ao longo prazo, entregar resultados e criar um histórico de trabalho de alta qualidade. Já para um efeito mais imediato, fique atento aos comportamentos os quais você pode transparecer ser incapaz.  

“O mercado também oferece ferramentas, como testes, para ajudar os profissionais a conhecerem melhor suas necessidades motivacionais, expectativas e interesses. Isso ajuda a ter mais facilidade conexão com as pessoas”, acrescenta Chris Melchíades.

O segredo é apostar em uma boa comunicação, pois evita-se conflitos e mal entendidos. A dica da especialista é fazer perguntas mais inclusivas, como “me ajude a entender isso” e “como devo pensar nisso?”. Assim como qualquer outro relacionamento, a confiança deve ser construída aos poucos com hábitos saudáveis para ambos.

Thiago Zurita cursa publicidade e propaganda e considera a produtividade a maior consequência quando a atmosfera da empresa está bem. “Você trabalhar com um clima pesado é super desconfortável, o ideal é ter um local positivo e motivador”, conta. Para isso, ele usa o bom humor para descontrair e abusa da simpatia.

Afinal, como passamos a maior parte do nosso dia no trabalho, esse ambiente não pode se tornar desagradável. Invista nisso e boa sorte!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete