Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-que-e-gestao-de-expectativas

O que é gestão de expectativas? 

Notícia | 21/03/2019

Layane Bittencourt

Para uma equipe atingir a excelência no trabalho, todos os integrantes precisam estar engajados e integrados. Assim, caminham em uma única direção mesmo diante das adversidades e conflitos, gerenciados por um líder. Para isso, um novo termo foi criado e traduz bem esse objetivo: gestão de expectativas.

Segundo Mauro Andrade, conselheiro da presidência da Associação dos Mentores de Negócios, o conceito está estreitamente relacionado com a denominação de felicidade, a qual tem diferentes significados para cada um. Ou seja, se refere ao saber lidar com propósito de cada indivíduo e alinhá-lo com os valores da empresa. “Um time com essa questão bem definida e em sintonia com as metas e princípios, se sente mais motivado”, conta.

Assim, entender quais são os motivos pelos quais as pessoas são influenciadas é fundamental para potencializar o desempenho delas. Para o especialista, quando o superior não se atenta a esse ponto, surgem outros problemas os quais comprometem o rendimento de todo o grupo: disputas de ego, frustração, erros e atrasos nas entregas, aumento de custos, maiores índices de ociosidade e queda da produtividade.

Para evitar essas situações prejudiciais para o negócio, Andrade separou algumas estratégias para estimular seus colaboradores:

1. Conheça quem faz parte da equipe: dedique tempo para ouvir seus sonhos e dificuldades. Identificar também suas competências e as particularidades do comportamento e reação de cada um.

2. Feedback e comunicação: o profissional quer entender se o seu desempenho e entregas estão adequadas quanto às expectativas. Essas respostas auxiliam a melhorar a performance.

3. Priorize o coletivo: incentive o clima de cooperação e colaboração para um objetivo comum. Além disso, os envolva nas decisões, eles se sentirão mais valorizados.

4. Defina um plano de carreira: apresente a estrutura organizacional e as possibilidades disponíveis na corporação. Visualizar oportunidades de crescimento é um fator positivo.

Para a estagiária da NK Consultores, de Brasília,  Nathália Lima, o último item é o ponto mais atrativo para se interessar por um empreendimento. “Quando a empresa investe em meu crescimento, indiretamente está refletindo na sua própria evolução”, explica. Além disso, para a jovem, a incompatibilidade de valores é um grande obstáculo e culmina consequências desagradáveis para todas as partes.

E você? Pensa como Nathália? Já conhecia esse termo? Deixe sua opinião nos comentários e conte sempre com o Nube!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe