Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
escrever-e-a-habilidade-mais-valorizada-no-mercado-de-trabalho

Escrever é a habilidade mais valorizada no mercado de trabalho 

Notícia | 19/03/2019

Gabriela Vasconcelos

Segundo pesquisa da Revista Forbes, a escrita é a habilidade mais apreciada no mundo dos negócios. O resultado foi divulgado depois de uma seleção feita com centenas de profissionais para posições em áreas como TI, vendas, marketing, orientação de carreira, docência e administração em geral. Saiba mais!

Na visão de Thiago Jorge Ferreira, professor de Língua Portuguesa e Produção Textual do Colégio Marista Ribeirão Preto (SP), a competência influencia em toda a oratória. “Certamente, a comunicação pode ter várias formas, como vídeos, fala, telefonemas, ilustração, mensagens de texto, e-mail, sinalização, publicidade, blogs, entre outras. Contudo, para desempenhar bem qualquer uma delas é preciso ser hábil na escrita”, explica.

Para ser capaz de desenvolver uma boa redação, é necessário ler muito, praticar, revisar e receber feedback. Além disso, é relevante dominar o tema a ser abordado, conhecer as regras gramaticais, ter curiosidade, empatia e ser objetivo. Assim, veja as dicas de Ferreira:

1. A primeira frase é a mais importante. Use-a de de forma a impactar quem lê.
2. Não instrua o público ao óbvio, apenas conte logo a história.
3. Seja compreensível. Lembre-se: o leitor não tem a sua bagagem.
4. A maioria dos adjetivos é dispensável, ainda mais quando não ajudam a contar a história.
5. Não use palavras repetidas. Procure sinônimos.
6. Aspas, quando não usadas para destacar falas, só mostram insegurança.
7. Não deixe advérbios enfraquecerem o seu conteúdo.
8. Fuja de expressões clichês.
9. O excesso de linguagem técnica é usado para disfarçar falta de exatidão. Evite.
10. Se você não tem mais nada para dizer, finalize.

Gostou das dicas? Aproveite para fazer nosso “Teste Ortográfico On-line”. Ele é gratuito e ideal para você medir seus conhecimentos da língua portuguesa. Assim, é possível aprimorá-los, a fim de construir ótimos textos e se destacar dos concorrentes.

Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete