Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
automacao-o-futuro-das-profissoes-em-cheque

Automação: O futuro das profissões em cheque 

Notícia | 15/03/2019

Cláudia Giannoni

Fruto de discussões, reflexões e debates, a automatização das profissões é um assunto, o qual reverbera e levanta muitos questionamentos sobre o futuro do mercado de trabalho. A pesquisa mais recente, realizada por acadêmicos da Universidade Federal de Brasília (Unb), aponta: 54% dos postos formais no Brasil estão ameaçados pela substituição de máquinas até 2026.

Já segundo a Associação Brasileira de Automação-GS1, a taxa de automação nas empresas cresceu 8% em um ano. De acordo com Claudio Riccioppo, especialista em recolocação profissional e fundador da Employability no Rio de Janeiro, quem souber desenvolver sua empregabilidade terá uma larga vantagem com essa mudança de cenário. “Nenhuma indústria está imune a essa realidade e os profissionais podem e devem aperfeiçoar, diariamente, sua habilidade de conseguir emprego e renda”, explica. Ou seja, ter as rédeas do jogo em suas mãos, poder escolher além de ser escolhido por oportunidades.

Por essa razão, Riccioppo separou três dicas de como se preparar para o futuro da automação.

Atenção às demandas do empregador: em meio a concorrência, é de suma importância o candidato ter a preocupação de adaptar o currículo aos pré-requisitos do anúncio, ou seja, montar seus resultados obtidos e atividades desenvolvidas paralelamente às reais necessidades do contratante.

Boa Comunicação Digital é obrigatório: ter um perfil campeão no LinkedIn já não é mais um diferencial e sim uma exigência para ser combativo no processo de busca pelas melhores colocações. Também é de suma importância a preocupação com o S.E.O. (search engine optimization ou Otimização de Mecanismo de Busca), técnica utilizada para ser melhor ranqueado nos mecanismos de buscas e mais facilmente encontrado por selecionadores.

Causar boa impressão no primeiro contato: conhecer técnicas de entrevistas e negociação salarial também é necessário, pois não há uma segunda chance para causar uma boa primeira impressão.

Para ajudar nesse processo, a DNA Outplacement disponibiliza um teste de empregabilidade gratuito, o qual pode ser feito por quem pensa em renovar os ares ou apenas mensurar seu valor no mercado. “Normalmente, na correria da rotina, as pessoas não param para refletir sobre si. Com esse serviço, elas podem avaliar de forma mais tangível o quão interessantes são e, com isso, ter um ponto de partida para escolher entre investir em um ou outro fator, quais suas chances e quanto tempo demoraria para conseguir outro cargo”, explica Roberta Ferreira, diretora de marketing da organização.

Reflita sobre inovações para sair na frente dos demais e conte sempre com o Nube em sua trajetória!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete