Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
tempo-ocioso-e-necessario

Tempo ocioso é necessário? 

Notícia | 12/03/2019

Layane Bittencourt

O termo “ócio” é usado para se referir ao “não fazer nada”. No entanto, a rigor isso não funciona, pois estamos sempre ativos, principalmente ao pensar em algo específico ou desenvolver alguma ideia. Apesar disso, a mente precisa relaxar para enfrentar um longo dia.
 
Segundo o Doutor Mario Louzã, médico psiquiatra, naturalmente, o descanso principal ocorre quando dormimos. Nesse momento, o cérebro organiza e consolida as memórias e se prepara para absorver novas informações. Já no trabalho, estamos constantemente fazendo tarefas com atenção e concentração. Isso resulta em um cansaço físico e mental e, por isso, é necessário fazer pausas.

“É fundamental distrair a mente ao longo do expediente. Esses minutos ociosos darão fôlego ao seu cérebro, permitindo a você retomar o trabalho com maior disposição. Além disso, alguma ideia criativa pode surgir nesses instantes”, explica o especialista.

Em geral, quando o foco do profissional consiste justamente na criação, muitas empresas já estão flexibilizando o seu sistema de trabalho, dando liberdade ao funcionário para, por exemplo, executar suas funções em casa, o conhecido home office. “Os resultados têm sido muito positivos, tanto para a produtividade da empresa, quanto para a qualidade de vida do indivíduo”, ressalta.

Juliana Pangalo cursa psicologia na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Em sua rotina, a estagiária procura mecanismos para aumentar a produtividade.  Um deles é se permitir ter algumas interrupções. “Ajuda a esfriar a cabeça e espairecer para um melhor esclarecimento das próximas atividades”, conta. Para ela, 15 minutos de intervalo podem fazer a diferença para sua assertividade.

Portanto, experimente mudar seus hábitos. O especialista indica sair um pouco da frente do computador, dar uma volta, tomar um café, beber um suco ou, até mesmo, alongar seu corpo. “O importante é levantar da cadeira e levar seus pensamentos para longe. Você perceberá a diferença ao chegar em casa e não sentir um peso em suas costas”, aconselha.

E você? Como faz para aumentar o seu desempenho? Lembre-se de dar prioridade para o seu bem-estar. Assim, você entregará ótimos resultados. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete