Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-controlar-o-nervosismo-em-entrevistas

Como controlar o nervosismo em entrevistas 

Notícia | 08/03/2019

Vinícius Lima

Ser avaliado, tanto no âmbito acadêmico, quanto no profissional, pode deixar muita gente ansiosa. De fato, o receio de ser julgado por algo, seja o seu esforço, suas habilidades ou características é algo bastante importante. Porém, para lidar com isso de maneira tranquila durante uma seleção, acompanhe estas dicas!

Para Cristine Busato, coach de carreira e especialista em identificação de potencial e desenvolvimento de competências do Rio de Janeiro, o nervosismo é, talvez, o fator mais prejudicial a um candidato durante a entrevista. “Esse problema está presente em todas as idades e momentos de carreira, mas com maior intensidade entre os jovens”, explica.

Para ela, as incertezas sobre o futuro e fatores os quais não conseguimos controlar são os principais motivos para esse problema parecer. “Trabalhar essa questão é fundamental para estar atento e ir bem em uma análise”, defende a especialista.

Segundo a coach, para vencer esse obstáculo, primeiramente é necessário escolher bem a vaga e se preparar para ela. “Estude a oportunidade, a empresa, o perfil dos funcionários. Quanto mais planejado você estiver, menos motivos para ficar ansioso terá. Foque em conhecer a corporação, treine um bom discurso e alinhe seus valores ao da chance ofertada”, orienta.

Cristine finaliza suas dicas dizendo: “a melhor maneira de administrar esse estresse é por meio do controle da respiração. Quando perceber seus batimentos acelerados, concentre-se e retome o ritmo do ar inalado para normalizar. Para ajudar, vale meditar, ouvir música e pensar em situações positivas”, conclui.

A estudante de publicidade e propaganda, Maria Isabel Neves, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, já enfrentou esse problema antes de ser aprovada para seu estágio. “Sempre tentei trabalhar esse aspecto antes de ir para uma seleção. Para mim, os piores eram os processos em grupo”, diz.

Para sobressair esses problemas, a universitária buscou aprimorar sua autoconfiança. “Não é tão facil quanto parece e começa um pouco antes (e não durante) uma entrevista”, conta. Portanto, acreditar em seu potencial e em suas capacidades é essencial para ver portas abrindo em seu caminho.

Siga essas orientações e cresça profissionalmente. O Nube torce por você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete