A capacidade de lidar bem com adversidades e situações exigentes é uma habilidade valorizada no ambiente corporativo. Afinal, com o dinamismo envolvendo o mercado, saber lidar com imprevistos, altas demandas e com problemas, é essencial. Portanto, desenvolver esse aspecto é vital para vencer a competitividade.

Segundo Roberto Monti, psicólogo organizacional e coach, de Campinas, a questão é crucial para o mundo dos negócios pois favorece a interpretação certa dos fatos. “Ajuda a perceber a forma correta de perceber as diversas situações, sejam elas em momentos de pressão, cobrança, hostilidades, alegria, amor ou reconhecimento”, expõe.

De acordo com Monti, “agir com racionalidade nos ajuda e contribui para acharmos soluções para nossos problemas de forma construtiva, saudável e compartilhada”, constata. Para ele, não importa o momento da carreira: isso é imprescindível toda hora.

“Onde existam pessoas se relacionando, sempre haverá controvérsias, desentendimentos e quem pensa de forma diferente da nossa”, explica. Por conta das diversas transformações e inovações tecnológicas envolvendo o mundo, saber gerenciar  suas emoções pode ser um diferencial. “Cabe a cada um de nós ficarmos atentos com a nossa inteligência emocional para estarmos preparados para lidar com essas novas configurações”, diz.

Para o psicólogo, essa habilidade também é requerida para encarar os cenários mais competitivos do universo organizacional. “Onde há forte cobrança de sucesso e resultados rápidos, é necessário apoio, estar aberto a novas ideias, adaptar-se e encarar os desafios com segurança e tranquilidade”, continua.

Maria Carolina Regis sabe da importância do assunto e busca ficar antenada para ter destaque em seu estágio. Ela cursa engenharia de produção no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, no Rio de Janeiro. “Todo dia, tenho novidades e algo para aprender. Saber lidar com problemas e, principalmente, com as pessoas, é importante para chamar a atenção”, conta.

Ainda para a universitária, manter a calma e recorrer aos mais experientes tem sido a melhor forma de sobrepor os desafios. “Conto com a ajuda de excelentes colegas e uma supervisora muito solícita, também. Então, quando estou muito atarefada, com dúvidas ou pensando ‘não vou dar conta’, recorro a eles”, conclui.

Portanto, o estágio pode ser um ótimo jeito de aprimorar essa característica e aprender o máximo possível. O Nube acredita em seu potencial!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe