Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
soft-skills-alvo-dos-recrutadores

Soft skills: alvo dos recrutadores 

Notícia | 05/03/2019

Layane Bittencourt

Há uma nova tendência para o mundo do recrutamento. Os entrevistadores já não se fixam nos conhecimentos técnicos, mas buscam nos profissionais competências desenvolvidas sem depender de livros e treinamentos. São as famosas soft skills. Esse grupo é um diferencial para qualquer um indivíduo sobre os demais. Saiba mais!
 
Segundo Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy, a busca por essas capacidades surgiu quando as empresas perceberam um cenário padrão. “Elas contratam pelo currículo e demitem por comportamento. Ou melhor, são admitidas pelas hards skills e dispensadas pela falta ou não desenvolvimento das soft skills”, explica.

Thayná Carvalho é estudante de letras na Estácio, no Rio de Janeiro. Para ela, quando entendemos em quais aspectos somos bons e como lidamos diante de determinadas situações, conseguimos alcançar objetivos e performances diárias melhores. Isso aconteceu com a jovem. “Eu passei por um período de autoconhecimento e descobri mais sobre minhas habilidades e gostos. Presto atenção a quem trabalha comigo, percebo se temos algo em comum e se posso aprender com ela”, explica.

Apesar de serem requisitadas no mundo corporativo, nem todo mundo conhece ou busca aprimorar as aptidões. Por isso, veja as seis principais apontadas pela Revista Forbes:
 
1. Comunicação eficaz: essa característica não é exclusiva apenas para quem trabalha com esse segmento, pois falar bem é essencial para todos.
 
2. Pensamento criativo: em meio a concorrência, pensar fora da caixa pode “cair como uma luva” para resolver problemas de forma rápida e inovadora.
 
3. Resiliência: em momentos de pressão e crise, a inteligência emocional é indispensável. A maturidade psicológica e facilidade de adaptação a mudanças são valorizadas.
 
4. Empatia: se colocar no lugar do outro é uma atitude bem-vinda em todos os aspectos, tão pessoais quanto profissionais.
 
5. Liderança: saber agir em grupo, conduzir pessoas, delegar funções, incentivar e ainda estimular o talento de cada um.
 
6. Ética no trabalho: faz parte da vivência e valores de cada ser humano e não deve ser perdida. Afinal, o mercado é dinâmico, competitivo e individualista, mas é preciso manter sua essência.
 
Esses comportamentos podem não ser percebidos em um primeiro encontro. Contudo, aproveite o tempo do processo seletivo para mostrar o máximo possível de seu potencial. Conte sobre projetos e apresente seu diferencial entre os demais concorrentes. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete