Preparar alunos para carreiras não tradicionais é um dos grandes desafios enfrentados pelas instituições de ensino atualmente. Afinal, elas sempre foram espaços de tradição, com os conhecimentos da humanidade distribuídos. Contudo, o crescimento da automação está mudando a trajetória profissional das pessoas.

Desde a popularização da escola, o modelo mostrou-se ideal para a formação de mão de obra da industrialização e urbanização do mundo. No entanto, o acesso aos meios de comunicação e o surgimento dos meios digitais abriram um hiato entre a sala de aula e a sociedade. Assim, segundo a consultoria McKinsey, só no Brasil, 15,7 milhões de trabalhadores serão afetados pela automação.

Na visão de Amauri Lima, analista comercial de Energisa, em Campo Grande (MS),  o principal impacto da tecnologia no mercado é o despreparo do capital humano para estar à frente. “Os jovens precisam ser inseridos na mudança como fator primordial, tanto na aceitação quanto na ação”, afirma.

Para Miguel Thompson, diretor do Instituto Singularidades, a escola não pode mais se debruçar apenas no conhecimento produzido. “Deve trazer questões contemporâneas para seu interior e levar os estudantes a imersões extra escolares, promovendo a cultura da emergência, da complexidade e do empreendedorismo”, explica.

Também é fundamental a aproximação do mundo corporativo com a educação. A melhor maneira de fazê-lo é por meio do estágio, agregando o frescor das novas ideias e transformações.

Conte com o Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe