Sempre é falado sobre como o mercado de trabalho é concorrido, independentemente da carreira pretendida. De fato, o dinamismo é grande e as exigências das corporações também seguem a mesma linha. Sendo assim, se tornar alguém competitivo é essencial. Porém, é vital tomar cuidados para não exceder essa habilidade.

Para Damaris Alfredo, coach de carreira, a disputa move o ser humano. “Desde a infância, somos desafiados, por meio de jogos e brincadeiras, a lutar pela vitória. Essa é a capacidade responsável por instigar a procura por melhoria contínua”, explica a especialista. Entretanto, de acordo com Damaris, assim como tudo na vida, o equilíbrio é essencial. “Uma pessoa altamente competidora está o tempo todo se comparando e esse processo pode causar frustração quando há alguém melhor em algum aspecto e arrogância, quando o outro é julgado pior”, conta.

Sendo assim, o modo com o qual gestores e recrutadores encaram a situação pode variar. “Ser bem visto ou não por ter esse aspecto bem aprimorado vai de acordo com os valores de cada organização”, defende. Dessa maneira, a coach separa esse tema de quem “puxa o tapete” dos colegas para crescer no âmbito empresarial. “Uma coisa é querer novos desafios, superar barreiras, ultrapassar metas e crescer a ponto de realizar seus sonhos. Outra, está relacionada à falta de ética de alguns”, diz.

A estagiária de recrutamento e seleção, Taisa Tenchini, do Rio de Janeiro, vê essa questão com maus olhos. “A competitividade não é algo bom no geral, pois, junto com ela, podem se formar e fomentar outros comportamentos negativos dentro do ambiente dos negócios”, expõe.

Por isso, ter cautela ao abordar esse assunto é crucial. Se atente a essas dicas e seja um profissional de excelência. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe