Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
inteligencia-emocional-e-imprescindivel

Inteligência emocional é imprescindível 

Notícia | 27/02/2019

Vinícius Lima

O mundo corporativo é, em sua maioria, bem exigente. Isso acaba por requisitar de todos os profissionais algumas habilidades essenciais para apresentar bons resultados. Dentre elas, está a capacidade de lidar com suas emoções em momentos de maior atenção, os quais podem ser estressantes.

Para Aline Fernandes, coach de carreira em Campinas, é crucial compreender: “a inteligência emocional é a prática do ser humano identificar os sentimentos (próprios e dos outros), usando-os para o raciocínio e pensamento”, explica. “Além disso, também é relacionada à aptidão de controlar e, por vezes, mudar sua percepção. Ou seja, a qualidade de ter domínio sobre esse aspecto”, diz.

Para ela, esse fator se torna relevante ao mercado por conta do dinamismo existente atualmente. “O meio organizacional retrata muito o vivido há 70 mil anos: um local competitivo, onde a busca por uma meta é ponto focal e a qualquer preço. Por isso, esse tema vem para nos ajudar a viver nesse meio sem fugirmos ou nos agredirmos”, defende. Sendo assim, quem possui essa questão bem aprimorada, consegue trabalhar em equipe com relações saudáveis e sustentáveis.

Justamente por isso, o assunto deve ser tratado desde o início da carreira. “Infelizmente, não temos essa disciplina das instituições de ensino. Aprendemos a técnica, porém, de nada adianta ser o melhor ao executar uma função, se não souber construir interações estáveis à sua volta”, ressalta. Portanto, se atentar a isso é vital para a sobrevivência no universo dos negócios. “Elementos emocionais serão fundamentais, pois estarão no cerne da diferenciação entre humanos e máquinas”, conta.

João Pedro Gabarron é universitário e já atua como estagiário. Ele cursa engenharia de produção no Ibmec, no Rio de Janeiro. Com base em sua vivência, ele sabe do valor de aprimorar essa característica. “Por meio desse aspecto, percebemos o quanto alguém é capaz de suportar em um ambiente onde fique de fora de sua zona de conforto”, fala.

Em situações de maior estresse, o estudante recorre a esse conceito para seguir em frente. “Procuro sempre executar minhas obrigações em harmonia com o local de trabalho. Tento, também, buscar uma forma de me acalmar, seja parando por cinco minutos, tomando um café ou escutando uma música. Não posso deixar a rotina puxada causar o caos dentro de mim”, finaliza.

Portanto, se atente a isso para garantir maiores chances de excelência em meio à competitividade. O Nube torce por seu sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete