Ao ingressar em uma universidade, muitos jovens transitam para a fase adulta. Assim, se deparam com inúmeras responsabilidades e choques de realidade. Um deles, certamente, é como lidar com os gastos. Para isso, o planejamento torna-se essencial.

De acordo com Lereno Soares, economista do Juros Baixos, do Rio de Janeiro, é crucial, desde cedo, aproveitar esse momento para criar o costume de poupar suas finanças. “Esse hábito será fundamental para se preparar para adversidades, bancar boas oportunidades, como um intercâmbio ou empreender e começar a criar a base para a sua independência financeira daqui a 20 ou 30 anos”, explica.

Além disso, esse cuidado traz mais tranquilidade para a vida da juventude. “Nos tempos atuais de muita ansiedade com os rumos dos mercado de trabalho, o estudante precisa tomar boas decisões, tanto na vida pessoal quanto profissional”, aponta Soares. Contudo, por estar no início da carreira, é necessário atenção para não correr riscos, pois você precisará estar preparado economicamente após o término dos estudos. Para te ajudar, confira algumas dicas listadas pelo Juros Baixos:
 
1. Defina um valor para lazer: tenha organização. Reserve uma quantia para questões essenciais, prioridades, dívidas, emergências e, claro, para sua diversão.
 
2. Reutilize material: peça aos seus veteranos a xerox da matéria ou divida com um colega. Verifique se os livros necessários não estão na biblioteca ou em pdf.
 
3. Repense sua alimentação: é normal trocar uma refeição por um lanche. No entanto, evite gastar e passe a levar marmitas.
 
4. Mensalidade: se você frequenta uma faculdade particular, tente um desconto ou uma bolsa de estudos.Tente não deixar a situação apertada.
 
5. Otimize o seu transporte: dependendo de onde mora, opte por ir de bicicleta ou compartilhe o trajeto com alguém. Assim, sobra grana para a passagem!

6. Candidate-se a estágios: é uma maneira de aumentar sua renda e de dar uma turbinada no currículo.

Jéssica Rosa de Andrade estudou marketing e atualmente e faz MBA (Master of Business Administration) na área. Durante sua graduação, controlar suas contas foi uma dificuldade, mas, com o tempo, ela aprendeu a se organizar. “O principal é não se deixar levar pelas distrações, focar em ir para as aulas e levar comida de casa para economizar”, explica. Hoje, ela não enfrenta mais esses problemas e está usufruindo ao máximo sua experiência de voltar à sala de aula.

Portanto, além de aproveitar esse período, o ideal é pensar em seus próximos passos. “Esse processo é naturalmente doloroso, pois você deixa de gastar agora, mas o prêmio só está lá na frente. O tempo é poderoso para fazer seu dinheiro crescer”, finaliza Soares.

Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe