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Conheça a escuta ativa! 

Notícia | 25/02/2019

Vinícius Lima

As suas capacidades comunicacionais são testadas constantemente no ambiente corporativo. Afinal, saber dialogar é parte fundamental do andamento das suas tarefas. Até porque, caso haja interpretação equivocada sobre uma ordem ou até mesmo uma informação passada entre os times, o problema pode ser grande.

Para garantir maior assertividade acerca do tema, a escuta ativa não deve ser deixada de lado. Ao defender seu ponto de vista, a coach de vida e carreira do Rio de Janeiro, Quesia Rodrigues, aponta um dado relevante. “De acordo com o site IT Forum, 64% das empresas brasileiras possuem falhas no diálogo. Logo, essa habilidade torna-se uma grande aliada na resolução desse problema”, explica.

Segundo a especialista, essa característica otimiza o tempo de conversação e proporciona melhor compreensão sobre o assunto tratado. “Um profissional, quando possui esse aspecto evoluído, é diferenciado no mercado”, aponta. “Avaliando um ambiente saudável, dificilmente quem não sabe ouvir opiniões, visões e mensagens de outros terá sucesso. Não é necessário acatar todas as ideias expostas, mas estar aberto a essas diferentes perspectivas pode trazer novas ideias e horizontes na caminhada”, continua.

Portanto, para quem quer melhorar esse aspecto, Quesia indica:
1. Quando estiver em uma conversa, não fique mexendo no celular. Além de distrair, demonstra falta de interesse no assunto.
2. Não olhe para o relógio com frequência, pois demonstra pressa em terminar a interação.
3. Faça contato visual para o interlocutor, pois a comunicação não verbal também pode trazer alguma dica sobre como ele se sente ao falar do tema.
4. Não tire conclusões antes do emissor da mensagem concluir seu raciocínio.

Iasmin Dias cursa produção editorial na Universidade Federal do Rio de Janeiro e estagia na área. Ciente da importância do tema, ela diz: “é fundamental dar atenção aos gestores e, principalmente, aos colegas no mesmo nível hierárquico. Quando você entra em um ambiente novo, as dicas e opiniões sobre seu desempenho te ajudam muito a crescer e refletir”, conclui.

Portanto, desenvolva essa capacidade para se tornar um profissional respeitado em seu meio. O Nube te deseja boa sorte!

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