As ausências nos postos de trabalho prejudicam a produtividade e a renda da empresa. As faltas injustificadas estão entre os maiores atritos entre o empregador e o empregado. Contudo, elas podem ser um indicativo de falhas de gestão e outros problemas estruturais. Como driblar o contratempo?

Devido às faltas, advertir, suspender e até demitir o colaborador são práticas adotadas, mas para Patrícia de Menezes, diretora de Recursos Humanos da Mutant, elas não têm resultados efetivos. Por isso, estão caindo em desuso. “O absenteísmo nem sempre tem o funcionário como único culpado. A punição pura e simples tem sido cada vez mais evitada, dando lugar a soluções mais humanas, as quais levem em conta o bem-estar e reflitam em um ambiente corporativo mais acolhedor e produtivo”, explica.

Portanto, é fundamental identificar a raiz da adversidade. Afinal, muitas vezes a carência de motivação pode estar entre as causas da baixa frequência e pontualidade. “As pessoas insatisfeitas entram na rotina do trabalho e não têm qualquer perspectiva de crescimento”, explica Jaqueline Vieira, especialista em RH no Rio de Janeiro (RJ).

Além disso, é necessário haver compreensão da companhia para situações do cotidiano, as quais podem interferir na vida profissional. Filhos pequenos ou parentes idosos demandam atenção e às vezes é inviável dividir a responsabilidade com terceiros. “A corporação precisa ter sensibilidade para entender nem sempre ser possível ter controle de tudo isso”, recomenda Patrícia. Ela deixa outras dicas para os gestores:

- Promova o conforto do trabalhador;
- Entenda e melhore o clima organizacional;
- Permita o home office;
- Ofereça boas condições de trabalho;
- Dê feedbacks constantes;
- Disponibilize plano de carreira e benefícios;
- Defina metas alcançáveis;
- Faça treinamentos.

Cuide bem do seu staff, afinal, ele toma conta do seu negócio!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe