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As dificuldades em reter a nova geração 

Notícia | 22/02/2019

Layane Bittencourt

Cada vez mais, as distintas gerações coexistem no mercado e transformam as percepções sobre trabalho e gestão. Afinal, os mais jovens têm anseios diferentes de quem já estava na ocupação há alguns anos. Eles querem agilidade, inovação e liberdade. Por isso, o grande desafio das organizações é saber como motivá-los e retê-los em seu ambiente.

Segundo Regiane Xavier, coach e instrutora de treinamento, a maior dificuldade se encontra na falta de estrutura pensando em desenvolvimento de carreira. “A juventude quer se desenvolver, aprender e crescer de forma rápida. Se não entra em uma empresa ou não gosta dela, ela procura outra e não espera mudanças acontecerem, busca seu propósito”, explica.

Ter a possibilidade de planejar sua jornada dentro do empreendimento chama atenção das novas gerações. Segundo pesquisa do Nube, 76% dos entrevistados valorizam locais com um projeto de crescimento interno, superando o interesse em bons salários. Francielle Braga é uma delas.

A motivação da estudante de engenharia de produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro está diretamente ligada a isso. “Estamos em uma fase de adquirir o máximo de conhecimento possível para sermos competentes e ter a oportunidade de fazer treinamentos me atrai muito”, conta. Para ela, essa medida seria fundamental para auxiliar em seu grande objetivo: tornar-se uma líder.

Em meio a isso, a retenção de talentos é assunto primordial para as companhias. Afinal, para a especialista, esse é um fator determinante para diminuir o turnover e preparar profissionais de excelência. “Envolve custo benefício, ou seja, não é interessante ficar treinando novas pessoas a toda hora. O ideal é desenvolver cada indivíduo para crescer junto com a corporação”, considera. Portanto, esse tema tem sido uma preocupação latente de grandes gestores.

Para as gerências, Regiane recomenda investir em métodos de aprendizagem mais atrativos e estruturar programas de capacitação com linguagem clara e acessível. “É preciso se reinventar. Eles vivem conectados e possuem muitas informações. Inclusive, estão cada vez mais interessados em entrar no mercado de trabalho, aprender coisas novas e ganhar seu próprio dinheiro, porém na velocidade deles”, explica.

Portanto, a grande dica é entender os interesses desses colaboradores e procurar acompanhar suas tendências. Assim, é possível ver resultados surpreendentes! Conte sempre com o Nube.

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