Quem nunca se comparou com quem estava do lado? Esse comportamento acontece desde a infância e muitas vezes tem continuidade ainda na fase adulta. Seja com pessoas em situações piores ou melhores, a comparação traz grande impacto para a sua jornada pessoal e profissional.
 
Segundo Fernanda Surian, atleta de alta performance, a atitude causa efeitos complicados. “Temos a superioridade ilusória e temos a contrapartida”, aponta. Ou seja, quando nos achamos inferiores e incapacitados, perdemos o impulso de crescimento e a autoconfiança. O contrário também acontece, quando acreditamos estar mais bem preparados, passamos a agir como se já soubéssemos de tudo, perdendo grandes oportunidades de aprender.

“Ninguém é igual”, alerta a especialista. Por isso, Fernanda indica utilizar a própria evolução para medir seus resultados e focar em suas metas. Usar o outro como referência pode funcionar para motivação e a seguir os mesmos passos, mas cada um deve entender seu tempo de amadurecimento e desenvolvimento. Para isso, ela listou alguns pontos para te ajudar. Acompanhe!

1. Se conheça: honrar o caminho percorrido nos dá o valor real da nossa jornada, nem mais, nem menos.

2. Olhe para as suas vontades e conquistas: ser voyeur, nesse caso, só prejudica. Redes sociais, certamente, são a maior roubada, pois ali, todos vão parecer mais fortes, poderosos, corretos e melhores, mas lembre-se: é ilusão!

3. Entenda com os diversos pontos de partida: histórias diferentes produzem finais também distintos. Cada um tem a sua trajetória.

Ana Gabriela Alves, estudante de história da Universidade de Brasília, já caiu na tentação de se equiparar aos outros. No entanto, ela sempre viu a ação como forma de aprender com os demais e tentar melhorar alguns aspectos. Contudo, acreditar em si mesma foi crucial para não cair nas armadilhas e se concentrar em seu sucesso. “Com confiança, entendo meu potencial e procuro fazer meu trabalho para alcançar meus objetivos”, conta.

E você? Já se deparou com essas situações? O primeiro passo para o sucesso é reconhecer a sua capacidade e talento. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe