Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-dificil-missao-de-liderar

A difícil missão de liderar 

Notícia | 19/02/2019

Vinícius Lima

Com uma relação intrínseca entre engajamento e papel de um líder, vencer os desafios de coordenar uma equipe pode ser difícil, porém necessário. Afinal, quanto maior o nível de satisfação coletiva, melhores são os resultados ao final do mês. Sendo assim, fique antenado para evitar deslizes.

Pensando em auxiliar quem ocupa um cargo de supervisão, Luiz Gaziri, consultor, palestrante e professor na FAE Business School, listou algumas orientações. Veja a seguir:

I. Impulsione melhorias e concentre-se nos pontos os quais estão dando certo. O desenvolvimento pessoal é um dos melhores incentivos. Mostrar à equipe e aos colaboradores o feedback positivo gera pessoas engajadas para conquistar mais resultados.
 
II. Determine metas de dificuldade moderada. Estipular objetivos inflados e injustificáveis, ativa nas pessoas um fator psicológico chamado de “Conformismo Aprendido”. Ou seja, após alguns meses tentando alcançar os escopos sem obter sucesso, as pessoas aprendem a não bater o estipulado.
 
III. Bons salários e premiações com base na experiência. As bonificações e comissões são perigosas. O colaborador, quando faz de tudo para ganhar, pode perder um cliente para sempre, por exemplo. Um bom pagamento já irá incentivá-lo.
 
IV. Confiança gera confiança. A staff quando acredita em seu gestor é menos estressada, mais produtiva e é mais criativa. As empresas devem assumir mais suas responsabilidades e parar de culpar as pessoas quando as coisas vão mal. Geralmente, as reclamações dos gerentes são as mesmas, isso porque as estratégias adotadas são iguais. Nenhuma corporação desafia o status quo e passa a encorajar verdadeiramente seus funcionários.

Flávia Oliveira estuda psicologia na Universidade de Campinas (Unicamp) e estagia na área. Na instituição onde atua, a satisfação dela e dos seus colegas é constantemente renovada por seu supervisor. “Ele construiu uma relação forte com todos do time e, acima de tudo, ele nos ouve. Isso dá um gás para mim”, conta.

Justamente por isso, considerar essas dicas é fundamental para uma chefia humanizada. Conte sempre com o Nube!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe