As relações de convivência social e de trabalho são intensamente afetadas pelo crescente uso da Internet e das mídias sociais. As novas gerações tendem a gostar mais de ficar em frente às telas a manter encontros presenciais. No entanto, esse comportamento está levando muita gente a não desenvolver ou até perder habilidades de comunicação e, sobretudo, a empatia.

A capacidade se refere a poder se identificar intelectual ou afetivamente com outras pessoas, colocando-se no lugar delas. Segundo a comunicadora, escritora e palestrante Helda Elaine, essa atitude é indispensável para a saúde das relações. “Ser empático é saber ouvir, observar e entender a forma como o outro vê e percebe o mundo. É evitar preconceitos e julgamentos”, afirma.

A boa notícia: ela pode ser desenvolvida e aprimorada. Vitória Lima, estudante de psicologia da Universidade de Brasília, acredita: tudo é treino! “Sempre tento exercer essa consciência, mas poderia fazer com mais frequência”, conta. Para trabalhar, a jovem se identifica com ambientes mais solidários e grupos cooperativos. “Se todos se colocassem no lugar dos outros, tudo seria mais fácil. Desde passar informações necessárias para um projeto, até ser compreensivo quando alguém não entregou determinada atividade”, afirma.

Com as mudanças das regras de mercado e o aumento da concorrência, as empresas prezam hoje por excelência no relacionamento com o consumidor, a fim de proporcionar algo a mais como diferencial. Nesse sentido, a prática é essencial para a fidelização. “Não basta ter o foco no cliente, mas fazer algo a mais por ele. Ou seja, buscar ver com os olhos e perspectiva dele para melhor atendê-lo", identifica.  
 
Ainda segundo a especialista, a popularização do conceito fez todos repensarem a máxima: “atender como o cliente quer ser atendido”. Portanto, é preciso se interessar e conhecê-lo bem. Assim, certamente os resultados serão superiores às suas expectativas.

Lembre-se também: a empatia pode promover integração com outras pessoas e de equipes inteiras dentro das empresas. Por isso, acredite nessa questão!  Boa sorte nessa jornada e conte sempre com o Nube! 

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe