Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
brasileiros-gastam-quase-1h-por-dia-em-redes-sociais-no-trabalho

Brasileiros gastam quase 1h por dia em redes sociais no trabalho 

Notícia | 14/02/2019

Layane Bittencourt

Manter os funcionários estimulados e concentrados é um desafio para empresas. Afinal, muitos colaboradores passam a maior parte do tempo em frente a um computador, com uma série de distrações on-line disponíveis. Assim, o foco pode ser facilmente dispersado e comprometer posteriormente os resultados da organização. Fique atento!

As mídias sociais certamente são o principal fator de desconcentração. Para evitar isso, Larissa Silveira, estudante de engenharia química da Universidade Federal de Goiás, impõe o limite de uso apenas em seu tempo livre e evita durante o expediente, mas confessa já ter utilizado durante as aulas. “Por ficar olhando as postagens, acabei perdendo conteúdos importantes e anotações no quadro”, conta. Contudo, e no trabalho? O manuseio pode ser prejudicial?

Para auxiliar alguns negócios a avaliarem a eficiência de suas equipes, o ProdutivoApp fez um levantamento para calcular o rendimento das atividades exercidas ao longo do dia. Levando em consideração uma rotina diária de oito horas de serviço, o profissional desempenha tarefas na Internet relacionadas à sua função por 5h12 min, fora do computador por 1h57 min e passa 51 min em redes sociais, plataformas de streaming e sites de compras.

O WhatsApp, YouTube e e-mail pessoal são os principais acessos dispersores dos funcionários dos afazeres relacionados à sua atuação profissional. O primeiro ocupa 44% desse tempo, o seguinte soma 20% e o último, 18%. A pesquisa levou em consideração a semana de aproximadamente 20 mil trabalhadores em 2018.

Segundo Rafael Nunes, sócio do ProdutivoApp, avaliar esses dados é fundamental para gestores e times. Assim, eles podem rever sua performance e analisar as melhorias necessárias. “Uma estratégia para alcançar resultados melhores em dias de menor produtividade é substituir tarefas normais por funções mais dinâmicas, como reuniões e treinamentos, exigindo a participação ativa de todos”, sugere.

Portanto, entender os níveis e índices do rendimento de seu grupo é essencial para melhores frutos. E você? Passa muito tempo olhando publicações na Internet? Cuidado para não se prejudicar e use com moderação! Boa sorte.

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete