Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
aprenda-a-dizer-nao

Aprenda a dizer não! 

Notícia | 12/02/2019

Layane Bittencourt

Ao final do dia, você já se questionou como ele passou tão rápido? Essa sensação está facilmente atrelada à quantidade de atividades impostas para você. Contudo, na maioria das vezes, esse comportamento multitarefa causa pressão e sobrecarga, afetando o seu desempenho. Por isso, conheça uma das estratégias para você se sentir bem consigo mesmo e com os outros ao seu redor!

Segundo Vivian Wolff, coach de vida pelo Integrated Coaching Institute (ICI), a sociedade cobra a necessidade de sermos multifuncionais, no entanto, chegar a esse patamar é uma tarefa difícil e desafiadora. “Ninguém é capaz de ser essa pessoa. Melhor se sai quem sabe eleger prioridades e questões importantes, independentemente do julgamento alheio”, explica.

Portanto, dizer não é fundamental para impor barreiras, tanto para si, quanto para os outros. “Várias vezes agimos baseados no medo de não sermos amados ou valorizados. Assim,  vamos dizendo sim até o peso de tanta condescendência nos sufocar”, evidencia a especialista.

A recém-formada em engenharia elétrica, de Brasília, Letícia Lima, dificilmente recusa algum auxílio. Para ela, “sua prioridade é sempre ajudar os outros”. Ainda segundo a jovem, dependendo da posição, uma negativa pode também fechar algumas portas. No entanto, ela reconhece a necessidade em algumas situações, principalmente, quando pode prejudicá-la em seu trabalho.

Em meio a isso, Vivian aconselha a apostar no autoconhecimento para entender qual escolha é mais importante naquele dado momento. Dessa forma, compreender quando a tarefa pode ser negociável ou não. “Estabelecer limites é tomar as rédeas da própria vida, construir autoestima e fortalecer nossas fronteiras pessoais”, pontua.
 
Como dica, a coach indica a fazer um teste: na próxima semana, dizer não para três coisas por dia, de forma amigável e sem agressividade. Após o período, avalie e perceba como você reagiu a cada situação. Essa estratégia pode te surpreender e trazer resultados satisfatórios para a sua produtividade e, claro, seu bem-estar.

Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete