Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-lidar-com-a-ansiedade

Como lidar com a ansiedade? 

Notícia | 08/02/2019

Layane Bittencourt

A chegada de mais um ano representa para muitos a chance de idealizar e criar  novos planos. É a oportunidade de recomeçar, avaliar quais metas ficaram para trás e elaborar projetos para o futuro! No entanto, o ideal é ter cuidado para não cair em algumas armadilhas e se frustrar posteriormente. Veja algumas dicas.

Segundo o Doutor Mario Louzã, médico psiquiatra, o anseio por renovação, seja no lado pessoal ou profissional, pode desencadear a sensação de preocupação excessiva, desconforto e angústia. “Dependendo do grau de ansiedade, a mente não para de martelar pensamentos ruins e negativos”, evidencia.

Esse comportamento é típico de quem é inseguro, pois quer fazer várias atividades simultaneamente, mas se entrega ao pessimismo. Como resultado, a pessoa se "atropela" e não consegue finalizar nada, gerando mais agonia. “Querer dar conta de tantas coisas ao mesmo tempo é um chamariz para a ansiedade”, explica. Contudo, como controlar essa inquietação, evitar o desgaste e tentar relaxar?

Elaine Oliveira, estagiária de engenharia, no Rio de Janeiro, confessa: “no início da vida profissional, principalmente em entrevistas, eu ficava um pouco nervosa, mas nunca a ponto de atrapalhar”. Para ela, esse receio foi vencido com o tempo e a mudança de pensamento: a expectativa de ser contratado. Com isso, ela ganhou mais confiança em si mesma e conseguiu seu estágio na área.

Para quem está no início de carreira, como Elaine, o especialista aconselha evitar estimular milhares de metas e focar nas prioridades. Estipular um objetivo por vez, pode ajudar muito nesse cenário. Além disso, uma boa dica é fazer, diariamente, algo prazeroso para te proporcionar alegria. “Seja ouvir música, ler um livro, caminhar, meditar, assistir a um filme, praticar uma atividade física. Enfim, qualquer coisa para te fazer bem!”, ressalta.
 
Louzã ainda aponta outra questão fundamental: a privação do sono. ”Dormir mal ou pouco pode causar sonolência diurna, mau humor, fadiga, falta de atenção, dificuldade para retenção de informações novas, queda de produtividade, entre outros”, apresenta. O aconselhável é mudar a rotina à noite: se programe para deitar no mesmo horário, evite ficar no celular até tarde e se alimente de forma leve.

Com essas dicas, certamente, seus dias serão mais produtivos e bem-sucedidos. Boa sorte e conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe