Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
mitos-e-verdades-sobre-os-estagiarios

Mitos e verdades sobre os estagiários 

Notícia | 06/02/2019

Cláudia Giannoni

Os estagiários são responsáveis por ajudar suas equipes, colocando em prática o conteúdo obtido em sala de aula. Proativos e com energia para aprender, fazem a diferença nas corporações nas quais atuam. Ainda assim, é comum ouvir algumas dúvidas em relação a eles. Saiba mais em nossa matéria.

Para sanar de vez certas questões relacionadas à atividade, listamos alguns mitos e verdades sobre essa mão de obra.  

Estagiários não estão previstos na lei: mito
Muitos pensam não existir nenhuma legislação específica para o ato escolar educativo supervisionado. No entanto, a lei nº 11.788/08 estipula os direitos e deveres da modalidade e esclarece assuntos competentes à instituição de ensino, à parte concedente (a empresa contratante), o estudante e a fiscalização.

Existem estágios obrigatórios e não-obrigatórios: verdade
Nem toda formação acadêmica demanda do aluno um período de estágio.
Essa determinação varia de acordo com cada Projeto Pedagógico de Curso (PPC).

Estagiar é uma oportunidade de aprender mais: verdade
É uma função importante para o futuro de cada educando, pois ele terá a certeza de ter escolhido o caminho certo para seu futuro. Ao longo dos estudos é permitido atuar em diferentes áreas dentro da mesma profissão, possibilitando checar qual melhor se adequa ao seu perfil.   

Os estagiários são sempre culpados: mito
Sua presença dentro da empresa é tão relevante quanto a de um efetivo. Portanto, não é ético mistificar essa categoria. Todos podem errar e aprender a partir de suas falhas.  

Estagiários são menos capacitados: mito
A competência de um profissional não tem nada a ver com o fato dele ser estagiário,
funcionário ou prestador de serviços. O desempenho de cada pessoa independe de seu cargo e todos devem ser avaliados conforme seu desenvolvimento pessoal. Muitas instituições, inclusive, oportunizam experiências diversificadas para seus discentes evoluírem. Esse é o caso da Unicarioca, no Rio de Janeiro.

A instituição apresenta dois projetos de estímulo ao mercado de trabalho: O UniCariocaDev – grupo formado por alunos e ex-alunos e responsável por diversas atividades, entre elas, a organização do UniCariocaDevDay, evento no qual os componentes são convidados a participar como palestrantes, trazendo tópicos atuais da área de tecnologia; e o Projeto Matrix, cujo estudante passa por avaliação via vídeo, produzindo um curta de apresentação, prova de matemática e lógica, além de disponibilizar seu Linkedin atualizado.

“Temos como objetivo compartilhar conhecimento e facilitar a conexão com o mundo corporativo, aproximando os empreendimentos para absorverem talentos e interessados em tecnologia da informação”, diz o ex-aluno de ciência da computação Jonatan Machado, também mentor da iniciativa.

Viu? Contar com esses talentos em seu time pode ser o grande diferencial de sua companhia. Não perca tempo e dê uma oportunidade a esses jovens!


Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete