Desde os primórdios da civilização, nossos ancestrais tinham a necessidade de viver em grupo como uma estratégia de sobrevivência. Com as mudanças em nossa sociedade, o individualismo ganhou força, mas em alguns segmentos estar em conjunto é primordial, principalmente, quando falamos sobre o âmbito corporativo.

Segundo, Marilene Fernandes, psicóloga e master coach para líderes, quase todas as organizações têm em comum a necessidade de entregar resultados. Para isso acontecer, elas contam com o trabalho em equipe. “Em muitas ocasiões, as pessoas se agrupam em busca do senso de pertencimento e de referência, pois a convivência favorece a performance humana e o desempenho de suas principais habilidades”, explica.

Sônia Britto, estudante de farmácia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, já no início de sua carreira percebeu a relevância de estar em sinergia no dia a dia empresarial. Para ela, os projetos fluem mais facilmente e ainda ganha muitos aprendizados. “Unidas, as pessoas conseguem juntar suas ideias, executar em menor tempo e com qualidade, ter outras visões. Tudo isso traz muitos benefícios”, conta.

Assim, formar um time é dispor de pessoas agindo em união para obter determinado objetivo. Nessa relação cada indivíduo reforça o outro mutuamente. No entanto, quando falamos de pessoas, podem existir algumas dificuldades e conflitos para a empresa. O principal deles, segundo Marilene, é perceber a importância do resultado individual e coletivo.

Para isso, desenhar e deixar clara a definição de papéis é um pré-requisito para as metas serem atingidas. “Quando uma organização não estabelece a quem compete cada atividade, as tarefas ficam soltas, sem “dono” e responsáveis”, pontua. Assim, a especialista identifica como proceder em alguns casos:

Olhando para o resultado individual: definir um líder para cada etapa é essencial, pois esse protagonismo potencializa o desempenho devido ao comprometimento necessário.

Olhando para o resultado coletivo: é preciso propor estratégias para o profissional entender a importância da contribuição para o todo. Ele colabora com os demais colegas para um único fim e propósito. A organização, por meio do reconhecimento pode fomentar uma competição saudável e benéfica entre os membros

“O trabalho em grupo gera uma sinergia com o todo, mas o grande desafio é como manter essa motivação alta”, aponta. Por isso, essa questão deve ser avaliada para termos colaboradores cada vez mais engajados. Invista em plano de carreira e incentivos. Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe